Notícias
Medicina

Alunos de Medicina estagiam na Santa Casa de Curitiba

Compartilhe

Durante o Internato, período que ocorre nos dois últimos anos da graduação em Medicina, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) oferece oportunidades únicas para os alunos, com estágios em diferentes cenários de prática. Em Curitiba, os acadêmicos atuam no Hospital Santa Casa, Hospital Menino Deus, Hospital de Psiquiatria Bom Retiro e no Hospital Maternidade do Alto Maracanã, onde acompanham médicos preceptores e aprimoram seus conhecimentos de forma significativa.

A experiência reflete no desenvolvimento profissional dos estudantes, que estão vivendo a realidade de diversas especialidades médicas em um grande centro de saúde. Isso porque a Santa Casa de Curitiba tem uma atuação histórica, atrelada à inovação médica: inaugurada pelo Imperador Dom Pedro II, em 1880, contempla cerca de 30 especialidades médicas. Um dos campos que estão recebendo a atuação dos acadêmicos do UNIDEP é a urgência e emergência.

A coordenadora do Setor de Urgência e Emergência e supervisora da Residência de Medicina de Emergência da Santa Casa de Curitiba, a médica cardiologista Adrielly Bolsi, explica que o Hospital une ensino e pesquisa, recebendo acadêmicos internos e também residentes de diferentes regiões do país. Além da vasta gama de especialidades, o Hospital também tem grande demanda de pacientes com dor torácica, atendendo pessoas em situação de infarto agudo do miocárdio nos serviços de urgência e emergência.

“Somos referência nacional em saúde e também no ensino, especialmente em cardiologia, nefrologia e em cirurgias bariátricas. Aqui, o aluno do UNIDEP tem acesso a todos os perfis de atendimento clínico, fazendo desde o exame físico, anamnese, discutindo exames laboratoriais, de imagem, realizando procedimentos com supervisão de médicos preceptores, entre outras atuações”, pontua a doutora Adrielly.

O coordenador do Pronto Atendimento da Santa Casa, médico Daumiro Tanure, explica que o Hospital é filantrópico e, portanto, boa parte dos seus pacientes são do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, os acadêmicos do UNIDEP atuam na decisão clínica e, sob supervisão médica, atendem os pacientes, identificam suas histórias e indicam condutas. “No setor de Pronto Atendimento os acadêmicos têm a oportunidade de realizar procedimentos como a paracentese em pacientes oncológicos, entre outros, com supervisão. Além de desenvolverem suas habilidades, os alunos contribuem para a dinâmica e agilidade do atendimento dos nossos pacientes”, cita.

Daumiro evidencia que a Santa Casa proporciona conhecimento teórico e prático, oportunizando também experiências de ensino, o que contribuirá no desempenho dos estudantes em processos seletivos de programas de residência médica. “Todos os alunos do UNIDEP são comprometidos e inteligentes, desenvolvem as tarefas com êxito e eficiência. Estaremos de portas abertas para recebê-los novamente, em suas residências, caso desejem retornar como residentes da Santa Casa”, completa.

Any Thaís Colecha viveu o último ano do Internato na Santa Casa, experiência que lhe proporcionou conhecimento e uma diversidade de casos que fará a diferença na sua conduta médica. “Vivenciei o que é estagiar em um grande centro e em um grande hospital, acompanhei muitos casos diferentes, com médicos preceptores referência em várias especialidades. Aqui vivi as rotações de Cirurgia, Urgência e Emergência e Clínica Médica, que também faz parte a UTI. Todos os casos clínicos contemplam o que veremos para as provas da residência”, pontua.

Nicolli Marchiori Vicentini destaca a oportunidade de viver o Internato a partir da realidade de uma cidade de grande porte, como é o caso de Curitiba. “Na Santa Casa, encontramos um fluxo expressivo de pacientes, isso nos prepara para uma complexidade maior de casos, tanto aqueles que conseguimos resolver no Pronto Atendimento, atuando como clínico geral, bem como aqueles quadros em que precisaremos do apoio de outras especialidades e encaminhamentos. Isso também nos prepara para a residência, pois aqui conciliamos a prática com a teoria”, ressalta.

A acadêmica do 9º período do curso de Medicina, Ailla Mazon Danielshi, está nos primeiros meses do Internato e optou por viver toda a jornada nos hospitais de Curitiba. “Até agora eu fiz as rotações de Clínica Médica, Cirurgia Geral e estou em Medicina de Emergência. Todas as rotações foram ótimas, vi muitos procedimentos, tive contato com médicos de todas as especialidades e agora estou tendo aulas teóricas com os residentes, está sendo uma experiência única, isso acrescenta muito na formação, até para escolhermos uma possível especialidade”, avalia.

Internato do UNIDEP

No Internato 4.0 do curso de Medicina do UNIDEP, os acadêmicos, a partir do 9º período, atuam junto aos hospitais Policlínica e São Lucas, em unidades da Rede Municipal de Saúde de Pato Branco, bem como nas cidades de Curitiba, Francisco Beltrão, Chopinzinho, Bom Sucesso do Sul e União da Vitória.

O coordenador do Internato, professor Me. Michel Baumer, avalia a importância da oportunidade ofertada pelo UNIDEP, uma vez que os alunos podem conhecer diferentes realidades de atuação prática, em pequenas, médias e grandes cidades. “Essa oportunidade é de singular importância para os estudantes, em diversos contextos, pois eles têm a possibilidade de vivenciar diferentes realidades e modelos de trabalho, uma vez que cada serviço de saúde tem uma maneira peculiar de trabalhar”, ressalta.

Michel também aponta a contribuição no estágio junto à Santa Casa para a formação dos estudantes. “Dos nossos 200 acadêmicos internos, 47 estiveram inseridos nos hospitais de Curitiba neste semestre. No caso da Santa Casa, estamos falando de um hospital centenário e referência, que tem um vasto portfólio de residências médicas, onde o nosso aluno tem a possibilidade de vivenciar um pouco desse know-how. A parceria do UNIDEP com hospitais de Curitiba também fortalece a atuação do curso de Medicina no Estado do Paraná, ampliando os campos de atuação da Instituição, bem como de seus professores e acadêmicos”, destaca.

Neste semestre, foram cerca de 200 acadêmicos do UNIDEP inseridos no Internato, atuando de forma intensiva junto à rede de saúde, a partir do acompanhamento de preceptores, supervisores, tutores e apoio psicopedagógico. Durante os dois últimos anos da graduação de Medicina, os internos cursam estágios em Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde Mental. Um dos destaques da matriz é o enfoque na Atenção Primária à Saúde e na Urgência e Emergência.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo