Notícias
Inovação

Alunos do UNIDEP estudam anatomia em plataformas 3D

Compartilhe

Imagine poder “passear” pelo corpo humano, aprendendo anatomia na medida em que visualiza em tamanho real todos os componentes de cada tecido, órgão e sistema. Não, a frase anterior não refere-se ao jeito mais tradicional de estudar anatomia, a partir da utilização de cadáveres, manequins ou simuladores. Alunos dos cursos de saúde do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) podem usufruir, de forma gratuita, de plataformas digitais interativas e 3D, desenvolvidas pela Medical Harbour. Com os recursos altamente tecnológicos, é possível estudar Fisiologia, Patologia, Histologia, Histopatologia, Embriologia, Citologia, entre outros.

De 17 a 21 de agosto, acadêmicos e professores do UNIDEP puderam viver experiências de ensino em saúde por meio da tecnologia, tendo demonstrações das funcionalidades e recursos de ensino-aprendizagem de duas plataformas: o BioAtlas e o Athena Hub. Os produtos são da Medical Harbour, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para o avanço da educação na área da saúde e que compõe o hub de empresas digitais do Grupo Afya.

O Athena Hub é uma plataforma virtual interativa para mesas touchscreen e computadores repleta de conteúdos virtuais, contendo um Atlas Anatômico Virtual 3D e um Cadáver Virtual 3D, utilizando fotorrealismo – a tecnologia que compõe o Centro de Simulação Realística do UNIDEP. Já o BioAtlas – disponível gratuitamente no Canvas, aos alunos e professores dos cursos da saúde do UNIDEP –, é uma solução multiplataforma, acessível em computador e aplicativo mobile (iOS/Android), e que proporciona a melhora do aprendizado em disciplinas de saúde humana, também dispondo de conteúdos virtuais interativos 3D.

A Medical Harbour também integrou a programação do Startup Weekend Saúde Pato Branco, realizado de 18 a 20 de agosto, representando o Grupo Afya, um dos principais patrocinadores do evento. Na ocasião, a empresa também socializou as funcionalidades de um terceiro produto, o BioAtlas VR, que apresenta a anatomia humana por meio de simulação realística e realidade aumentada.

De acordo com Fernando Serrano, diretor executivo da Medical Harbour, além do curso de Medicina, as soluções possuem total encaixe em outras áreas da educação em saúde. “As soluções apresentadas pela Medical Harbour, além de enriquecerem o conhecimento dos participantes do SW e de alunos do UNIDEP sobre o futuro da educação nas áreas da saúde, despertaram uma enorme curiosidade em relação às diversas possibilidades que a união entre desenvolvedores e profissionais da saúde podem gerar”, avalia.

Fernando, que também atuou como mentor do Startup Weekend Saúde Pato Branco, destacou a sinergia do evento com a atuação da Medical Harbour, que está em mais de 80 instituições de ensino do Brasil e presente em 16 países. “Como o evento era voltado para projetos em saúde, a Medical Harbour apresentou uma total sinergia com o que foi discutido nas 54 horas de evento. Além disso, a grande maioria dos participantes era das áreas de saúde e tecnologia, e dedicaram-se na identificação de problemas, buscando potenciais soluções benéficas, tanto para as instituições de ensino em saúde, quanto ao segmento de tecnologia”, completa.

Além da Medical Harbour, o UNIDEP também inseriu na programação do Startup Weekend Saúde Pato Branco a participação da Shosp, outra startup do hub da Afya, e que possui um sistema de software médico voltado à gestão e atendimento otimizado. A cofundadora da Shosp e gerente de Novos Negócios da Afya, no pilar Digital Health, Maísa Marques Machado, esteve presente no evento e atuou como mentora, contribuindo para o desenvolvimento das ideias que nasceram no SW.

Maior hub de educação e soluções digitais em saúde do país

A Afya é líder no ensino de Medicina no Brasil, com 32 Instituições de Ensino Superior presentes em 14 estados brasileiros, ofertando o curso de Medicina em 30 delas. Além disso, o Grupo disponibiliza à sociedade outros 40 cursos de graduação, em diversas áreas do conhecimento. Atualmente, mais de 67 mil acadêmicos confiam a sua formação às unidades de graduação do Grupo.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo