Os cursos da área da Saúde do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), juntos, ofereceram mais de 29 mil atendimentos à população somente no primeiro semestre de 2023. São cerca de 5 mil atendimentos mensais, envolvendo 680 alunos e 63 professores. Destaque para o Ambulatório Municipal - Unidade Escola do curso de Medicina, que mantém a média de 1 mil atendimentos mensais, em 13 especialidades médicas.
Desde que iniciou suas atividades, em 2020, o Ambulatório Municipal - Unidade Escola UNIDEP confirma-se enquanto um espaço de referência para atendimentos da população pato-branquense. No local, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso às seguintes especialidades: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Ambulatorial (pequenas cirurgias), Endocrinologia, Cardiologia, Dermatologia e Pneumologia.
Os atendimentos envolvem 230 acadêmicos, estudantes dos 6º, 7º e 8º períodos do curso de Medicina. Os atendimentos ocorrem com supervisão docente, a partir do acompanhamento de 26 professores médicos, especialistas nas áreas de atuação do Ambulatório. “O médico especialista possui formação específica em alguma determinada área da Medicina. Sendo assim, oferece um cuidado diferenciado e qualificado quanto a queixa do paciente, por ser sua área de estudo e com maior tempo de formação”, pontua o coordenador do curso de Medicina do UNIDEP, professor Me. Vilson Geraldo de Campos.
Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil, estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30/12/2010, são: atenção primária, atenção secundária e terciária – diretrizes que regem a Rede de Atenção à Saúde no âmbito do SUS. “A Atenção Básica é a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos usuários. A Atenção Especializada é dividida em atenção secundária e terciária, que são, respectivamente, média e alta complexidade (ambulatorial e hospitalar). A média complexidade é composta por serviços especializados encontrados em hospitais e ambulatórios, como é o exemplo do Ambulatório Escola do UNIDEP”, ressalta Vilson, que também é médico.
Ele destaca, ainda, que o Ambulatório Municipal também realiza pequenas cirurgias. “Realizamos a retirada de pequenas lesões de pele. Hoje, são seis professores médicos que atuam nessa área, com capacidade para realizar mais de 150 procedimentos mensais. Então, o paciente que possui lipomas, cistos e verrugas pode ser encaminhado ao nosso serviço”, completa o professor Vilson.
Atendimento
Para as especialidades atendidas no Ambulatório, os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O Ambulatório situa-se na Rua Paraná, 340, Centro de Pato Branco.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br