Notícias
Medicina

Ana Escobar realiza aula magna para o curso de Medicina

Compartilhe

Na última sexta-feira, dia 28 de julho, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e o Grupo Afya promoveram uma aula magna com a médica pediatra Ana Escobar, com o tema “O futuro da Atenção Primária à Saúde na era da telemedicina e inteligência artificial”. A programação integrou as celebrações pela formatura da primeira turma do curso de Medicina do UNIDEP, que também caracteriza-se enquanto primeira turma do Programa Mais Médicos a concluir a graduação no país.

Entre as lideranças que marcaram presença na aula magna, estiveram o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Augustinho Zucchi. Prefeitos e secretários municipais de Saúde da região também prestigiaram a aula magna, assim como profissionais médicos, representantes de hospitais e da 7ª Regional de Saúde.

Médica e comunicadora em Saúde, Ana Escobar é doutora em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP), e docente da Faculdade de Medicina da USP, atuando na pesquisa e na educação médica. É embaixadora do Instituto Jô Clemente e editora de diversas revistas científicas. Também integra o Comitê Médico do Grupo Afya. Nas redes sociais, possui mais de 3 milhões de seguidores, sendo referência nacional na disseminação de informações sobre saúde e bem-estar.

Em sua palestra, Ana Escobar apresentou casos clínicos para elucidar a importância da sinergia entre a tecnologia e inovação, bem como da inteligência artificial, quando associadas ao conhecimento clínico humanizado oferecido por profissionais médicos. “É preciso combinar estudo, conhecimento e empatia pelo próximo. Saber enxergar e compreender o sofrimento da pessoa que está à nossa frente. Expressar-se de forma calma, tranquila e em linguagem acessível. Podemos ter a telemedicina e a inteligência artificial como ferramentas, mas a humanização no atendimento é essencial”, disse a médica.

Aos acadêmicos, ela enfatizou que o estudo continuado é essencial para os médicos e aconselhou àqueles que estão ingressando na graduação em Medicina que se guiem por fontes confiáveis de informação, baseadas na ciência. “Vivemos na era da informação, em que o profissional médico recebe conteúdos a todo momento, em tempo real. A tecnologia está em constante evolução e precisamos usá-la a nosso favor. Por isso, é fundamental estudar, incorporar e transformar essas informações em práticas médicas humanizadas, por meio da empatia e de uma relação sólida entre médico/paciente. O que buscamos é o uso da inteligência artificial de forma ética, contribuindo para a formação de um profissional completo, cujos valores essenciais sejam o respeito e a responsabilidade social”, ressaltou.

O coordenador do curso de Medicina do UNIDEP, professor Me. Vilson Geraldo de Campos, destaca que Ana Escobar apontou a relação entre Atenção Primária, telemedicina e inteligência artificial, três temas fundamentais quando se trata da interiorização da Medicina. “A doutora Ana abordou premissas da formação oportunizada pelo UNIDEP e pela Afya, que acreditam na Atenção Primária como pilar fundamental do Sistema Único de Saúde, centro de comunicação com toda a Rede de Atenção do SUS e fundamental para garantir acesso à saúde aos cidadãos. Ela também dissertou sobre telemedicina e inteligência artificial, ressaltando a importância de estarmos atentos a novas tecnologias e, também, prezar pela empatia, cuidado e humanização. Para nossos alunos e professores foi uma excelente oportunidade para refletirmos sobre a Medicina no futuro”, completou.

Relevância regional e estadual

Pato Branco é referência em diversas especialidades médicas, na média e alta complexidade, condição em que a tecnologia em saúde soma-se ao desenvolvimento contínuo vivenciado pela cidade e região. O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, enalteceu que o curso de Medicina do UNIDEP contribui no desenvolvimento e qualidade da saúde do Sudoeste do Paraná, uma vez que oportuniza a interiorização e fixação de profissionais médicos.

Como médico, ele ressaltou a temática mobilizada pela doutora Ana Escobar. “A telemedicina e a inteligência artificial impactarão o futuro da Medicina, contudo, aprendemos que o exame físico é a sustentação da atuação clínica, pois ao examinar precisamos olhar nos olhos do paciente e acolhê-lo em sua integralidade. Sabemos que os alunos do UNIDEP estão sendo formados a partir dessa máxima e inseridos precocemente na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, enalteceu a importância da temática abordada por Ana Escobar na formação dos acadêmicos do UNIDEP. “Nossos futuros médicos estão tendo uma formação que reúne humanização e tecnologia, sendo preparados para as necessidades atuais e futuras, o que é motivo de orgulho para Pato Branco e região”, enfatizou.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Augustinho Zucchi – que foi prefeito de Pato Branco entre 2013 e 2020, participando da implantação do curso – enalteceu a chegada do curso de Medicina, uma vez que a graduação potencializa a qualidade e o acesso à saúde em Pato Branco e região, o que se confirmou a partir da aula magna.

“A doutora Ana nos mostrou que a telemedicina e a inteligência artificial podem contribuir para dar celeridade e diminuir filas, gerando impactos positivos na atenção básica em saúde. Contudo, nada substitui o contato e o acolhimento realizados por profissionais éticos, comprometidos e humanos”, completou Zucchi.

Maior hub de educação e soluções digitais em saúde do país

A Afya é líder no ensino de Medicina no Brasil e conta com mais de 3 mil vagas de Medicina autorizadas pelo Ministério da Educação. Dessas, 800 vagas anuais somente do Programa Mais Médicos. Isso significa cerca de 21 mil alunos matriculados em Medicina. Ao todo, o Grupo Afya soma 32 Instituições de Ensino Superior presentes em 14 Estados brasileiros, ofertando o curso de Medicina em 30 delas. Além disso, a Afya disponibiliza à sociedade outros 40 cursos de graduação, em diversas áreas do conhecimento. Atualmente, mais de 67 mil acadêmicos confiam a sua formação às unidades de graduação do Grupo.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski e Marcel Almeida
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo