26/5/2020
Compartilhe
O 7º período do curso de Enfermagem do UNIDEP, na disciplina de Saúde do Adulto, realizou uma atividade de inclusão social. Com a participação da psicóloga e interprete, professora Luciana de Freitas Bica, foi ministrada uma aula sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), priorizando o atendimento inclusivo de pessoas surdas
Uma atividade ministrada ao 7º período do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), no dia 06 de maio, na disciplina de Saúde do Adulto, contou com a presença da psicóloga, interprete e docente da Instituição, professora Luciana de Freitas Bica. O momento, idealizado pela professora Lia Argenton, atendeu a uma demanda dos alunos, que demonstraram interesse sobre o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), associando a prática profissional a contextos que exigem empatia, humanização e amor ao próximo.
Para a professora Lia, a realização da atividade representou a humanização da atuação profissional. “O encontro foi positivo, os alunos se interessaram muito e praticaram diversas palavras e frases em Libras. Conseguimos demonstrar que a comunicação com paciente surdo é um ato de inclusão social, tornando-se um desafio para a Enfermagem e, consequentemente, para a humanização dos serviços prestados a esses pacientes”, ressalta.
A coordenadora adjunta do curso de Enfermagem, professora Ma. Heidy Dall' Orto Hellebrandt, pontua que se comunicar com pessoas surdas é uma prática inclusiva e de sensibilização, muito importante para a formação profissional. “Inserir a Libras em um debate no curso de Enfermagem foi uma atitude muito enriquecedora, pois, muitas vezes, o deficiente auditivo procura o serviço de saúde e os profissionais da área não conseguem atendê-lo em toda sua complexidade. Foi importante esse debate para estimularmos, cada vez mais, não somente o desenvolvimento das hard skills, ou seja, as competências técnicas dos nossos alunos, mas também das soft skills, como a comunicação, a inclusão e a empatia. Os alunos foram motivados a aprender a se comunicar melhor com esses usuários”, destaca Heidy.
A Libras é uma disciplina optativa na matriz curricular do curso de Enfermagem e os acadêmicos do 10º período escolheram cursá-la no segundo semestre de 2020, devido a sua relevância em mais um modo de se comunicar com o usuário do serviço de saúde. Assim, formam-se profissionais capacitados para o mercado de trabalho, que além de possuírem conhecimento e preparação técnica, exercem um papel essencial: o da inclusão. Essa experiência, que o UNIDEP oferta aos seus alunos, muda vidas e contribui para o desenvolvimento humanizado da sociedade.
------------
Matéria: Cristiane Fernanda Dorigon, acadêmica do 7° período de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br