Notícias
Pesquisa

Bolsistas de iniciação científica participam de Congresso

Compartilhe

No curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), os acadêmicos Beatriz Luany Monteiro e Lucas Piva Calixto, bolsistas do Programa de Bolsas para Iniciação Científica (ProBIC), estão socializando os primeiros resultados de suas pesquisas. Ambos integraram o grupo que representou o curso no 22º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, realizado de 8 a 10 de junho, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava (PR).

Foram sete trabalhos apresentados por acadêmicos, egressos e docentes do curso. A mobilização para a participação, com trabalhos submetidos e aprovados, se deu por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (Gepcom) e da disciplina de Semiótica, ministrada ao 3º período. Entre os participantes do Intercom Sul 2023 estiveram o coordenador do curso, professor Gelson Barbosa e a professora Ma. Jozieli Cardenal, vinculada ao Programa de Bolsas para Pesquisa Científica (ProBPC), promovido pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII). A participação da comitiva contou com apoio do Programa Afycionados por Ciência.

Esta foi a segunda vez que Lucas participou do Congresso. Nesta edição, ele levou para o evento os primeiros resultados da sua pesquisa de iniciação científica, que aborda a relação entre comunicação e linguagem no reconhecimento da diversidade de crianças haitianas que residem em Pato Branco. O trabalho também terá uma etapa extensionista, com a criação de um livreto autoral, etapa que contará com a colaboração da acadêmica Gabriela Betiato Grison, vinculada ao Programa de Voluntariado em Pesquisa e Iniciação Científica (ProVIC).

“O sentimento de apresentar os resultados da minha pesquisa, que ainda está em andamento, é de gratidão e motivação. Ver o quanto outros alunos e professores da Comunicação Social se encantam com o estudo confirma o potencial da proposta. Além disso, participar do Congresso oportuniza a troca de conhecimentos, muito networking e nos prepara tanto para carreira profissional, quanto para a científica”, avalia Lucas.

Em sua pesquisa, Beatriz mapeou 183 capas do Jornal Diário do Sudoeste, que trazem informações sobre a pandemia de Covid-19, publicadas entre março de 2020 e janeiro de 2021. Para o Intercom Sul, ela levou as primeiras possibilidades metodológicas e de análise dos dados documentais já levantados. A acadêmica está usando, em sua cartografia e análise discursiva, a relação teórico-metodológica entre Jesús Martín-Barbero, Algirdas Julius Greimas e Mikhail Bakhtin.

“Essa experiência foi muito importante para a socialização do estudo, pois pude aprimorar meu empoderamento e propriedade sobre a minha pesquisa quando apresentada aos colegas da Comunicação. Acredito que a participação no Intercom é muito importante para que a gente perceba que o que fazemos é pertinente e apreciado. Quando vi pessoas apresentando seus projetos e contribuindo com insights valiosos para as demais pesquisas, pude reconhecer o quanto é valioso ter a oportunidade de participar de um momento como este”, enfatiza Beatriz.

A coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica do UNIDEP, professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, enfatiza a importância da socialização dos resultados parciais oriundos das pesquisas realizadas por acadêmicos de IC. “A socialização das pesquisas em eventos científicos de destaque na área dos cursos é um grande orgulho para a Instituição. Isso também reforça a relevância dos temas de pesquisas desenvolvidos no curso de Publicidade e Propaganda e que estão vinculados aos programas de bolsa do UNIDEP”, destaca.

Ela também ressalta o apoio viabilizado pelo Programa Afycionados por Ciência, que oportuniza bolsas de pesquisa e subsídios para participação em eventos acadêmicos. “Esse movimento, além inspirar outros acadêmicos para a iniciação científica, demonstra que o fomento da pesquisa, bem como o apoio para participação em eventos científicos, nesse caso, oportunizado pelo Programa Afycionados por Ciência, são essenciais para a consolidação da pesquisa e, sobretudo, para a socialização e publicação dos resultados de pesquisa desenvolvidas por nossos professores e estudantes”, salienta.

A egressa do curso de Publicidade e Propaganda, Alana Cristina De Grandis Oliveira, integrante do Gepcom, apresentou o trabalho “O Discurso Social da Mulher Comunicadora em Pato Branco (PR): O Papel da Reprodução de Sentido e Performance de Gênero na Atuação Profissional”, ainda fruto da sua pesquisa realizada a partir do Programa de Bolsas para Iniciação Científica (ProBIC), no qual ela foi bolsista entre 2020 e 2021.

Trabalhos apresentados

Análise Semiótica de Capas da Revista Galileu: As Relações Sígnicas Presentes nas Redes Sociais - Camile Dutra, Maria Neves e Stefhani Ferreira (acadêmicas do 3º período)

Colonialidades do Discurso Oficial em Jornais Históricos: A Mediação da Memória de Gênero em Narrativas Locais Sobre as Mulheres - Jozieli Cardenal (professora)

Comunicação, Linguagem e Diversidade: Uma História Sobre Cidadania para Crianças Haitianas Pato-branquenses - Lucas Calixto (acadêmico do 7º período, bolsista ProBIC)

O Discurso Social da Mulher Comunicadora em Pato Branco (PR): O Papel da Reprodução de Sentido e Performance de Gênero na Atuação Profissional - Alana Cristina de Grandis Oliveira (egressa, ex-bolsista ProBIC)

O Percurso Narrativo da Pandemia de Covid-19 em Pato Branco (PR) sob Mediação da Imprensa Local - Beatriz Luany Monteiro (acadêmica do 7º período, bolsista ProBIC)

Semiótica de Gênero na Construção da Maternidade em Capas da Vogue: Uma Análise Crítica da Influência do Patriarcado e da Colonialidade na Sociedade - Patrícia Riffel e Suelen Oldoni (acadêmicas do 3º período)

Uma Análise Crítica Sobre Acessibilidade e Tecnologia Para Pessoas com Deficiência a partir do filme Her - Felipe Cesar dos Santos (acadêmico do 3º período).

O Intercom Sul

Promovido pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o Intercom Sul configura-se como um dos principais congressos da área do país, bem como da América Latina. Além das edições regionais, há também o encontro nacional. Neste ano, o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será realizado de 05 a 09 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), em Belo Horizonte, com o tema “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo