Programação de recepção aos calouros segue na segunda-feira (05/02), acolhendo também os novos alunos dos demais cursos do UNIDEP
1/2/2024
Compartilhe
Nesta quinta-feira (01/02), iniciaram as aulas para os veteranos de todos os cursos do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), e também para os calouros de Medicina. Com isso, o câmpus começou a receber a agitação das programações de recepção aos novos alunos, atividades de acolhimento que continuam na segunda-feira (05/02), destinadas aos calouros dos demais cursos. São momentos de integração que oportunizam a socialização entre coordenadores, professores e veteranos, bem como a apresentação dos principais setores de atendimento discente, responsáveis por acompanhar toda a jornada acadêmica dos estudantes do UNIDEP.
A XIII turma de Medicina (T13) foi recebida pela pró-reitora de Graduação, professora Ma. Carla Maria Ruedell. Em sua mensagem aos calouros, ela ressaltou que a trajetória dos egressos do UNIDEP, que têm se destacado no mundo do trabalho e são reconhecidos pela atuação em vários campos da saúde, traduz o potencial da educação superior na área médica oferecida pela Instituição.
“Esse reconhecimento da sociedade coroa a formação que nossos estudantes de Medicina constroem no UNIDEP, pois aqui priorizamos uma formação cidadã e humanizada, inserida na comunidade, guiada por modelos inovadores de aprendizagem, associados a uma infraestrutura que contempla o ecossistema de ensino do Grupo Afya, o maior hub de educação e soluções digitais em saúde do país, o que nos possibilita inúmeras oportunidades”, salientou Carla.
O coordenador do curso de Medicina, professor Me. Vilson Geraldo de Campos, destacou que a formação diferenciada e reconhecida como referência, que caracteriza o UNIDEP, resulta do trabalho exercido pelo corpo docente, especializado e comprometido com a aprendizagem, o que soma-se à infraestrutura voltada à vivência em vários cenários de prática.
“Aqui, neste primeiro dia de aula da T13, estamos vendo o início da concretização de muitos sonhos. Instigamos a compreensão, desde cedo, que ao escolher a graduação em Medicina, nossos alunos também escolhem um modo de viver – e isso significa doar-se, constantemente, ao bem-estar das pessoas”, ressaltou Vilson.
Na ocasião, Vilson apresentou os pilares formativos do Grupo Afya, evidenciando que a atuação do curso de Medicina do UNIDEP está inserida no contexto das 7ª e 8ª regionais de saúde do Estado do Paraná. Também pontuou informações sobre o cenário da saúde local, compartilhando com os calouros as principais características da infraestrutura de Pato Branco na atenção primária, bem como na média e alta complexidades, destacando as potencialidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nossos alunos são inseridos nos cenários de prática deste o primeiro período, então, em breve, os calouros da T13 estarão acompanhando a realidade das unidades básicas de saúde. Dessa forma, já começarão a construir suas identidades enquanto futuros médicos, voltando-se à realidade social com respeito, ética, humanização e empatia”, reforçou o coordenador.
Vilson também apresentou as oportunidades de ensino, pesquisa e extensão existentes na Instituição, bem como de inovação, internacionalização e monitorias. Outro destaque pontuado pelo coordenador foi a atuação do Núcleo de Experiência Discente (NED), que oferece acompanhamento psicológico e pedagógico aos acadêmicos do UNIDEP.
“Aqui, no UNIDEP, nossos alunos vivem uma jornada completa de aprendizagem, sendo estimulados a desenvolver seu conhecimento por meio de experiências diversificadas e que potencializam, inclusive, o protagonismo por meio da criatividade”, frisou. Na sequência, os calouros foram acolhidos pela Atlética e pelo Centro Acadêmico XXV de Setembro e pela Associação Atlética e Acadêmica de Medicina de Pato Branco (AAAMPB).
Programação
Ainda nesta quinta-feira (01/02), a programação previu apresentações do Eixo Sistemas Orgânicos Integrados I (Soi I) e do Eixo Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Iesc I). Nesta sexta-feira (02/02), as atividades de recepção terão sequência, em que veteranos, monitores e professores apresentarão o método de aprendizagem em pequenos grupos (APG). Será socializado, também, o Eixo Habilidades e Atitudes Médicas (Ham), seguido de um passeio guiado pela Instituição.
A programação segue na segunda-feira (05/02), com atividades relacionadas ao APG, Métodos Científicos em Medicina I, Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino I (Piepe I), entre outros.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]