Momento reuniu o 1º período do curso, e enalteceu a importância da profissão para a sociedade
22/5/2023
Compartilhe
Na noite da última sexta-feira (19/05), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu mais uma Cerimônia do Jaleco do curso de Enfermagem, desta vez envolvendo alunos do 1º período e seus familiares. A cerimônia marca o recebimento do traje que acompanhará os estudantes e futuros profissionais da Enfermagem nos campos de estágio, nas práticas acadêmicas e nos atendimentos. Muito mais do que um equipamento de proteção individual (EPI), o jaleco simboliza a responsabilidade de cuidar e salvar vidas.
“A cerimônia do jaleco representa o início da caminhada que os conduzirá ao futuro profissional, sendo um momento para pensar sobre a importância da profissão que se pretende exercer, exercício este que envolve seres humanos com valores, princípios e sentimentos, ou seja, é uma grande responsabilidade”, destaca a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ma. Gisele Iopp Massafera.
Ela enaltece a importância do momento aos alunos e suas famílias. “Vestir o jaleco, a partir de uma cerimônia como esta, reforça a responsabilidade e o compromisso com a profissão. Nesse momento, o aluno – ao lado de seus pais, companheiros e filhos – , alegra-se, sentindo emoção e orgulho por trilhar esse bonito e valoroso caminho, voltado ao exercício de salvar vidas e de contribuir com o bem-estar social”, ressalta.
A acadêmica Juliane Menezes da Rocha viveu o momento ao lado do esposo e da filha. “Para mim, o momento reforçou a importância do curso, na comunidade acadêmica e na sociedade. Eu sempre gostei e admirei a área da saúde, há muito tempo desejava cursar Enfermagem. A Cerimônia do Jaleco foi muito importante e, certamente, marcará minha jornada de 5 anos na graduação”, disse.
Já Salete Sarturi Werner dedicou a celebração aos irmãos e à sobrinha. “Receber o jaleco da minha família foi muito importante e emocionante, me senti orgulhosa por estar fazendo esse curso, pois enfermeiros salvam vidas. Tive ainda mais certeza da missão e carreira que pretendo seguir”, ressaltou.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]