Durante o Internato, período que ocorre nos dois últimos anos da graduação, os estudantes do curso de Medicina do UNIDEP atuam em hospitais e unidades básicas de saúde de diversas cidades do Paraná e Santa Catarina
20/3/2024
Compartilhe
O curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) tem contribuído para a interiorização da profissão, oportunizando a atuação dos acadêmicos internos em diversas cidades do Paraná e Santa Catarina. Um dos municípios contemplados neste semestre é Chopinzinho (PR), onde a chegada dos estudantes contribui no fluxo de atendimento e também oportuniza a intensificação de ações preventivas junto à população.
O secretário de Saúde de Chopinzinho, Vinicius Tourinho, enaltece a contribuição do curso de Medicina na saúde pública no município. “A chegada do Internato de Medicina em nossa cidade está sendo muito bem avaliada, pela equipe e pela população, pois essa contribuição melhora o fluxo de atendimento, e também reflete na prevenção, o que representa ganhos imediatos, bem como a médio e longo prazo. Essa vivência no SUS, antecipada e continuada, será um diferencial para estes profissionais, que desenvolverão uma sensibilidade que será crucial para oportunizar a qualidade de vida das pessoas”, ressalta.
A acadêmica do 10º período de Medicina, Adalgisa Beluzzo, é graduada em Enfermagem. Natural de Chopinzinho, ela já atuou na saúde pública da cidade e agora retorna para a localidade, estagiando como acadêmica interna na unidade básica de saúde do Bairro Freio Vito. “Estar fazendo essa segunda formação, com a oportunidade de atuar no município onde resido e nasci, é muito satisfatório. O Internato é o momento em que colocamos o conhecimento teórico, dos primeiros anos da faculdade, em prática. Aqui, aprimoramos o nosso conhecimento e solidificamos tudo que aprendemos, vivenciando a aplicabilidade a partir da realidade dos pacientes e do contexto social”, salienta.
O Internato
Neste semestre, são 253 acadêmicos de Medicina do UNIDEP atuando no Internato. Eles estão inseridos nos hospitais Policlínica e São Lucas, em unidades da Rede Municipal de Saúde de Pato Branco, bem como nas cidades de Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Colombo, Curitiba, Curitibanos (SC), Maravilha (SC), São João, São José dos Pinhais, União da Vitória e Vitorino.
Durante o Internato, que ocorre nos dois últimos anos da graduação, os acadêmicos cursam estágios em Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde Mental. Um dos destaques da matriz é o enfoque na Atenção Primária à Saúde e na Urgência e Emergência. Os estudantes têm uma rotina envolvendo teoria e prática, a partir do acompanhamento de preceptores, supervisores, tutores e apoio psicopedagógico ofertado pelo UNIDEP.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br