14/4/2020
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O Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (GEPCOM) iniciou as atividades em fevereiro deste ano, como uma iniciativa do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). Reunindo professores, acadêmicos de diferentes períodos e também egressos do curso, os encontros não pararam neste período de quarentena, em que os integrantes estão usando a tecnologia para manter as leituras, diálogos e, inclusive, têm promovido cinedebates, como o que ocorreu no sábado (05/04), quando o grupo assistiu “A cor púrpura”, filme de 1985, dirigido por Steven Spielberg e que aborda temas relacionados a racismo e gênero, acompanhando as categorias teóricas que estão sendo problematizadas pelo GEPCOM neste momento.
Para a acadêmica do 5º período de Publicidade e Propaganda, Natalia Festinalli, a jornada de estudos e debates está sendo gratificante. “O GEPCOM existe há pouquíssimo tempo e recém finalizamos um bloco de estudos com o cinedebate on-line (que superou as expectativas!) e, mesmo assim, o conhecimento está sendo construído continuamente, pois avançamos a cada encontro. Uma prova real da importância que ele tem para cada participante é o fato de que, mesmo em quarentena, seguimos em frente com as leituras, debates e novas descobertas, utilizando o apoio das plataformas disponibilizadas pelo UNIDEP”, ressalta.
Os encontros estão ocorrendo por meio da plataforma Zoom, a mesma utilizada pelo UNIDEP para a realização das aulas remotas, dando sequência ao calendário acadêmico da IES. A acadêmica do 7º período de Publicidade e Propaganda, Cristiane Fernanda Dorigon, também avalia a oportunidade de dar sequência ao cronograma de leituras e debates do grupo, por meio da tecnologia.
“Os encontros on-line do GEPCOM são de grande proveito para mim e para os demais participantes. É uma maneira de nos conectarmos com a cultura, enxergando o mundo com um olhar mais crítico. Nessa quarentena, o grupo supre a minha necessidade de aprender algo novo, e me ajuda a construir um conhecimento muito valioso e significativo sobre a sociedade e a comunicação, para quando ingressarmos no mercado de trabalho podermos fazer a diferença e valorizar a diversidade”, enfatiza Cristiane.
Para Wilian da Silva Alexandre, acadêmico do 1º período de Publicidade e Propaganda, ingressar no grupo, logo no início da graduação, é uma oportunidade de integração. “Estou conhecendo e entrando em contato com diferentes graus de experiências, cada um deles trazendo um teor e bagagem diferentes, a cada encontro. Graças às plataformas virtuais, o grupo pôde se adaptar nesse momento tão difícil, apesar de não ser a mesma coisa que os encontros presenciais, mas está sendo uma forma eficiente de manter a construção de conhecimento, ampliando a possibilidade de participação dos alunos”, destaca.
De acordo com a professora Ma. Jozieli Cardenal, que lidera o GEPCOM, o intuito do grupo é estudar as múltiplas interfaces da Comunicação Social, visando a compreensão da sociedade, de seus agentes culturais e da produção simbólica de sentido. “A cada novo encontro, analisamos problemáticas sociais pela perspectiva midiática e debatemos o papel da Comunicação no reconhecimento à diversidade, à igualdade de gênero, entre outras dinâmicas que constituem, especialmente, os fenômenos que estão à margem da sociedade contemporânea”, pontua.
Além dos alunos, egressos e docentes do curso de Publicidade e Propaganda, o GEPCOM conta com a participação do professor Me. Denny José Almeida Costa, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (GEPMAT) e coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED). Sendo assim, hoje, o grupo é constituído por profissionais e estudantes da Publicidade e Propaganda, do Jornalismo e também da área de Letras.
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Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected] // (46) 3220-3015