Com 13 trabalhos aprovados e 6 finalistas regionais do Expocom Sul, UNIDEP irá à final do Intercom Nacional em duas categorias
14/7/2025
Compartilhe
O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) recebeu dois prêmios regionais na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) do 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, realizado de 03 a 05 de julho, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Ao vencer a etapa regional, o UNIDEP é finalista nacional e estará no 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontece presencialmente nos dias 01 e 05 de setembro de 2025, no Centro Universitário FAESA, em Vitória (ES).
O Expocom Sul recebeu 450 trabalhos de universidades da região Sul do Brasil. O curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP submeteu 16 trabalhos no Intercom, sendo 13 deles aprovados em modalidades de ensino, pesquisa e extensão. Destes, 6 foram finalistas do Expocom e 2 venceram a etapa regional. A mobilização para a participação se deu por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (Gepcom), o que também contou com apoio do Programa Afycionados por Ciência, coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII).
“Participar da Expocom e ver os trabalhos dos nossos alunos ganhando reconhecimento em uma etapa nacional é um reflexo do empenho e da qualidade do ensino que oferecemos. Esse tipo de conquista reforça a importância de uma formação sólida, que vai além da teoria, preparando os estudantes não só para o mercado, mas também para a pesquisa e para o desenvolvimento científico. Estamos construindo um caminho de excelência, que integra a prática com a inovação acadêmica”, destaca o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Gelson Barbosa.
Entre os finalistas nacionais está o trabalho “Convite para inauguração da Lavup”, resultado da disciplina de Redação Publicitária, ministrada pelo professor Me. João Faccio. De autoria da acadêmica do 3º período, Gabriela Giulian, o trabalho venceu na modalidade “Publicidade em mídia alternativa”. Gabriela também apresentou o resumo expandido “Historiografia e mediações em linguagens da arte urbana: preservação da memória local em murais artísticos”, fruto do seu projeto de iniciação científica vinculado ao Programa de Bolsas para Iniciação Científica (ProBIC) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), orientado pela professora Dra. Jozieli Cardenal.
Segundo ela, participar do Intercom Sul foi uma experiência transformadora, especialmente pelos feedbacks positivos, o que a motivou ainda mais a seguir com sua pesquisa. “Para mim, o evento foi uma oportunidade única de crescimento, especialmente por ser minha primeira experiência em um congresso. Fiquei surpresa ao ser uma das vencedoras, o que me fez perceber o quanto evoluí desde que comecei o curso. Essa experiência ampliou minha visão sobre a comunicação e me inspirou a continuar criando trabalhos de relevância profissional, com o objetivo de transformar o mundo por meio da comunicação”, conta.
A campanha “A flor da sua história”, desenvolvida no Projeto Interdisciplinar no segundo semestre de 2024, venceu a categoria “Estratégia publicitária para mídia digital”. De autoria das acadêmicas Ágatha Comochena, Gabriela Betiato Grison, Laisla Maiara, Roberta Betiato Grison e Tayná Kunz Dariva, o trabalho contou com orientação dos professores Everton Lozappio, João Faccio, Gabriel Cassol e Samuel Krutsch.
Para Tayná Dariva, o Intercom Sul representou uma verdadeira jornada de aprendizado e superação. “Desenvolver um dos trabalhos com o apoio da professora e da minha colega foi desafiador, mas muito envolvente. O ponto alto foi a vitória na etapa regional, que foi uma grande surpresa e motivo de celebração para o grupo. O evento teve um impacto profundo na minha formação, pois percebi na prática a importância da teoria que aprendemos em sala de aula e o valor de sair da zona de conforto. A experiência, especialmente a primeira apresentação solo, foi um momento de autoconhecimento, e me fez compreender que o medo pode ser um impulso para o crescimento pessoal e profissional”, avalia.
Catálogo de moda “Sinta o inverno como antigamente”
Modalidade: Expocom - Fotografia publicitária
Autores: Ana Carolina Klima, Bianca Marafon, João Sangaletti, Kauane Gubert e Tayna Dariva
Orientador: Gelson Barbosa
Luxúria
Modalidade: Expocom - Ensaio fotográfico artístico
Autores: Bianca Capra, Ana Julia Rudnick, Julia Victória Figueiró da Silva e Kauane de Fatima Gubert
Orientador: Gelson Barbosa
Campanha Wave - A Cada Batida
Modalidade: Expocom - Campanha publicitária
Autores: Kauane de Fatima Gubert, Ana Carolina Klima, João Pedro Ruthes Sangaletti, Eduarda Bradacz Felipin e Ananda Francheschi Nicolodi
Orientadores: Everton Lozappio, João Faccio, Gabriel Cassol e Samuel Krutsch
Documentário “João de Paula”
Modalidade: Expocom - Documentário
Autoras: Ágatha Comochena, Gabriela Betiato Grison, Laisla Maiara, Roberta Betiato Grison e Tayná Kunz Dariva
Orientador: Samuel Krutsch Junior
Convite para inauguração da Lavup
Modalidade: Expocom - Publicidade em mídia alternativa
Autora: Gabriela Giulian
Orientador: João Faccio
Campanha A flor da sua história - Botânica
Modalidade: Expocom - Estratégia publicitária para mídia digital
Autoras: Ágatha Comochena, Gabriela Betiato Grison, Laisla Maiara, Roberta Betiato Grison e Tayná Kunz Dariva
Orientadores: Everton Lozappio, João Faccio, Gabriel Cassol e Samuel Krutsch
Educomunicação na extensão universitária: comunicação popular, diversidade e cidadania
Modalidade: Jornada de Extensão
Autora: Jozieli Cardenal
A visibilidade e o acesso à cultura manual do artesanato
Modalidade: Jornada de Extensão
Autoras: Daniele de Mello Moraes, Gabriely Eschembach, Kamila Demo, Kassiana Rosa de Quadros, Mireli Cristina Severo, Vitória Aparecida Girotto
Orientadora: Graziela Scopel
A Semiótica Francesa de Greimas: Uma análise em torno do filme Psicose
Modalidade: Grupo de Trabalho - Cinema de audiovisual
Autores: Felipe Cesar dos Santos, Isabella Favretto e Thalyta Dal Piva
Orientadora: Jozieli Cardenal
Educomunicação em Quadrinhos: Análise Semiótica da Construção de Significados de Saúde Bucal em Revista da Turma da Mônica
Modalidade: Grupo de Trabalho - Comunicação, divulgação científica, saúde e meio ambiente
Autoras: Victoria Pozzer Romani e Suelen Oldoni
Orientadoras: Jozieli Cardenal e Christiana Almeida Salvador Lima
Historiografia e Mediações em Linguagens da Arte Urbana: Preservação da Memória Local em Murais Artísticos
Modalidade: Grupo de Trabalho - Discursos, subjetividades e imaginários na comunicação
Autora: Gabriela Giulian
Orientadora: Jozieli Cardenal
Tematização e Figurativização em Viva - A Vida É Uma Festa: Morte e Luto Partir do Percurso Gerativo de Sentido
Modalidade: Grupo de Trabalho - Semiótica, Comunicação e Linguagens
Autoras: Ana Carolina Klima e Kauane de Fatima Gubert
Orientadora: Jozieli Cardenal
Os Signos da Maternidade na Percepção Social: Uma Análise Semiótica de Comerciais de Dia das Mães da Marca O Boticário
Modalidade: Grupo de Trabalho - Semiótica, Comunicação e Linguagens
Autoras: Tayná Kunz Dariva e Bianca Marafon
Orientadora: Jozieli Cardenal
Promovido pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o Intercom Sul configura-se como um dos principais congressos da área do país, bem como da América Latina. Além das edições regionais, há também o encontro nacional.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Gabriela Giulian, Ketlen Mussio (acadêmicas de Publicidade e Propaganda) e Gabriel Borges (Assessoria Unochapecó)
Contato: [email protected]