Notícias
UNIDEP

Com o projeto Quarentreina, curso de Bacharelado em Educação Física disponibiliza treinos e exercícios físicos no YouTube

Compartilhe

O 5º período do curso de Educação Física - Bacharelado do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está desenvolvendo o projeto "Quarentreina", com aulas e atividades físicas disponibilizadas no YouTube, nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre a partir das 18h30. A iniciativa, além de compreender um trabalho avaliativo da disciplina Estágio I – Lazer, também contribui para o desenvolvimento social, justamente porque busca sensibilizar a comunidade em geral sobre a importância de manter o corpo e a mente ativos durante a quarentena, uma vez que boa parte da população está se adaptando a novas rotinas.

De acordo com o professor Me. Fabiano Nazar, que está coordenando o projeto, os exercícios foram pensados para serem realizados em casa e com objetos disponíveis nos lares. “O principal intuito é incentivar a prática de atividade física regular, visando a qualidade de vida e o bem-estar, considerando o momento sensível pelo qual a sociedade está vivenciando”, pontua Fabiano, lembrando que o projeto foi idealizado pelo coordenador-adjunto do curso de Educação Física, professor Pablo Aurélio Dourado.

Quem acessar o canal no YouTube, encontrará exercícios físicos que contemplam tanto atividades de resistência muscular como de resistência cardiorrespiratória. “Os vídeos são de responsabilidade de cada aluno, que deve montar sua sequência de exercícios e encaminhar ao professor responsável. Após aprovação do mesmo, os alunos fazem a gravação na íntegra do programa de treino desenvolvido por eles, em um vídeo de 30 minutos”, explica Fabiano.

Segundo o professor Fabiano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 30 minutos de atividade física diária. “A recomendação da OMS é de que o indivíduo realize cerca de 150 minutos de atividades semanais, ou seja, 30 minutos durante cinco dias da semana”, frisou.

A coordenadora do curso de Educação Física do UNIDEP, Dra. Fernanda Hernandes Figueira, destaca a importância da iniciativa para a formação dos alunos e para o desenvolvimento das competências necessárias para os profissionais bacharéis em Educação Física. “Para os nossos alunos, é uma nova forma de vivência, em que eles podem criar um programa de treinos e executá-lo, usando a tecnologia para divulgá-lo. Isso acaba contribuindo diretamente no desenvolvimento de suas competências, tais como organização, proatividade, inovação, criatividade, entre outras, pois é a partir desses momentos de estágio que os acadêmicos têm a real noção de como são as práticas diárias desempenhadas pelos profissionais no mercado de trabalho”, ressalta Fernanda.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected] 

Ver álbum completo