Ao todo, são 831 alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Psicologia inseridos na comunidade, por meio de projetos de extensão, estágios e práticas de disciplinas
29/9/2022
Compartilhe
Em toda a rede de saúde de Pato Branco, atualmente são 831 alunos e professores do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Psicologia, inseridos por meio de projetos de extensão, estágios e práticas de disciplinas – o que totaliza uma média de 8.900 atendimentos mensais. Somente no curso de Medicina, são cerca de 370 alunos atuando em vários contextos da saúde pública, entre eles o Ambulatório Municipal e o Internato junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), hospitais e unidades básicas de saúde (UBSs).
Em Psicologia, cerca de 400 atendimentos são realizados mensalmente por professores e alunos – são 70 estudantes em atividades práticas. Entre os locais de atuação destaca-se o Serviço de Psicologia do UNIDEP, que possui ampla infraestrutura para o atendimento de adultos, idosos, crianças e adolescentes. Os acadêmicos de Psicologia também atendem no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospital São Lucas, Hospital do Câncer e na Policlínica Pato Branco.
Na Clínica Escola de Odontologia, por meio da supervisão de docentes, os acadêmicos realizam atividades de clínica integrada (dentística e periodontia). Dessa forma, são ofertados atendimentos de limpeza, raspagem, tratamento periodontal e procedimentos de restauração e clareamento dentário. O curso conta com a atuação de cerca de 150 alunos, que proporcionam 750 atendimentos mensais.
Há 16 anos a Clínica Escola de Fisioterapia oportuniza atendimentos à população de Pato Branco e região. Atualmente, cerca de 750 atendimentos mensais são realizados laboratorialmente, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, nas áreas de cardiologia, neurofuncional, ortopedia, pediatria, pneumologia e reumatologia. Entre os 60 acadêmicos que participam dos estágios e projetos de extensão, também há aqueles atuando na equoterapia.
Em média, 5.500 atendimentos mensais são realizados pelo curso de Enfermagem. São 97 alunos, que com orientação docente atendem a comunidade por meio de estágios no Hospital São Lucas, Hospital Policlínica e unidades básicas de saúde de Pato Branco, proporcionando saúde, bem-estar e qualidade de vida para a população.
A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enfatiza o compromisso social que a Instituição mantém com a saúde local e regional. “Os cursos da saúde acompanham a trajetória do UNIDEP, e nos orgulhamos por ter nossos alunos, professores e egressos atuando em prol de uma saúde mais humanizada, oportunizando qualidade de vida à população. Nosso legado com o desenvolvimento regional é transversal e multidisciplinar, todavia, preconizar uma saúde de qualidade é garantir dignidade, acolhimento e bem-estar a todos aqueles e aquelas que recebem os nossos atendimentos. Com isso, confirmamos todos os dias que a Educação muda e transforma vidas”, enaltece.
------------
Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br