Esta é uma das infraestruturas de saúde que estão recebendo contrapartida financeira do UNIDEP, por meio do curso de Medicina
9/4/2024
Compartilhe
Os moradores da região do Bairro Alvorada agora contam com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) revitalizada. O espaço, que atende mais de 2.300 famílias pato-branquenses, foi reformado pela Prefeitura de Pato Branco para otimizar as demandas da população. As obras foram custeadas com recursos do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), que tem contribuído para a infraestrutura da saúde pública da cidade.
Em 2023, os cursos da área da Saúde do UNIDEP foram responsáveis mais de 53 mil atendimentos à população, envolvendo mais de 680 alunos e 60 professores, com média mensal de 5.280 atendimentos. Além da inserção de alunos e professores no SUS, por meio de práticas de estágio, Clínicas e Ambulatório Escola, há também contrapartida financeira do curso de Medicina em obras de reforma e construção de novas UBSs.
“O UNIDEP reforça o seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, por meio da formação oportunizada aos nossos alunos, que vivenciam a realidade do SUS em diferentes campos de estágio. Ao longo desses 23 anos de história, nos orgulhamos pela contribuição social dos nossos cursos da saúde, bem como das demais graduações ofertadas em todas as áreas do conhecimento, cujos egressos e docentes transformam realidades”, avalia a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol.
Os recursos do UNIDEP destinados à gestão local do SUS, via Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), provêm do curso de Medicina. Além da UBS do Bairro Alvorada, esses recursos já oportunizaram obras de reforma das UBSs do Bairro Bortot, da comunidade rural de São Roque do Chopim, da comunidade de São Caetano e da Central de Materiais Esterilizados. Há, ainda, previsão de execução da nova UBS no Bairro Morumbi, além de melhorias em outras UBSs no perímetro urbano e também do interior.
Na UBS do Bairro Alvorada, são realizados atendimentos médicos, de enfermagem, odontológicos, acolhimentos, vacinação, curativos, medicações, acompanhamento de pré-natal, exames preventivos, testes rápidos, entre outros. Também são realizados cadastros de pacientes, atendimentos a idosos, hipertensos, diabéticos, visitas domiciliares, atividades nas escolas, acompanhamento para Dengue, além de orientações sobre doenças e cuidados médicos e de enfermagem.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Rodinei Santos, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco
Contato: agencia@unidep.edu.br