Vivências profissionais estão sendo oportunizadas pela disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, ministrada ao 8º período do curso de Ciências Contábeis
1/9/2023
Compartilhe
O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, está oportunizando a prática profissional aos acadêmicos do 8º período junto a empresas incubadas do Parque Tecnológico de Pato Branco. A inserção dos estudantes iniciou no semestre passado, e decorre de convênio entre o Núcleo de Prática Contábil (NPC) do UNIDEP e a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI).
Até o momento, sete empresas integraram o projeto, recebendo consultorias e orientações dos estudantes para elaboração de modelos de controle gerencial, caixa, estoque, entre outros documentos e processos da área contábil e administrativa. A disciplina é ministrada pelos professores Alaxendro Dal Piva, Edegar Del Sent e Poliana Martins, e oportuniza que os acadêmicos desenvolvam conhecimentos a partir de experiências reais.
“Como resultado, os TCCs versam sobre temas ligados a estruturação de empresas, marketing, portfólio dos produtos, controles financeiros, indicadores gerenciais, estoque, gestão de pessoas, entre outros. Assim, os estudantes vivenciam tendências do mercado empresarial e tecnológico, potencializando importantes habilidades profissionais”, explica o professor Alaxendro, que também é coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.
De acordo com ele, a inserção dos acadêmicos no mercado empresarial oportuniza uma formação completa, bem como o desenvolvimento de importantes soft skills, como segurança, protagonismo e liderança. “Os estudantes adquirem experiência profissional, o que reflete no desempenho no TCC e também nas demais disciplinas. Ao experienciar a aplicabilidade das teorias estudadas no dia a dia da profissão, entendem o seu papel enquanto futuros contadores e projetam suas carreiras, vislumbrando diferentes oportunidades na área contábil”, salienta o coordenador.
Para Rafael Mingotti, sócio-fundador da ROCK JOBS, startup de assessoria para recrutamento e seleção de colaboradores, a parceria com o UNIDEP contribui para tomada de decisões da empresa incubada. “Também contribui para que nossa startup atenda a legislação fiscal e tributária, ato de suma importância para o crescimento exponencial de nossa solução tecnológica. Enquanto startup, vivenciamos diariamente as dificuldades do empreendedorismo, portanto, contar com a assessoria de estudantes e docentes mantém nosso projeto viável”, avalia.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br