Notícias
Direito

Curso de Direito prepara os alunos para o Exame da OAB

Compartilhe

No dia 15 de abril, o curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu mais um Simulado do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), voltado à primeira e à segunda fase. Participaram acadêmicos de todos os períodos do curso, do primeiro ao quinto ano da graduação. A iniciativa soma-se às ações voltadas à preparação dos alunos para o Exame, que ocorrem de forma permanente, como o Projeto OAB e o Teste de Progresso.

“No curso de Direito do UNIDEP, a preparação para o Exame de Ordem é contínua. Temos o Projeto OAB, que acontece durante todo semestre, com aulas aos sábados, quando os alunos resolvem, acompanhados dos professores, questões dos últimos exames e matérias recorrentes. Cada sábado é reservado para uma disciplina. Além disso, os professores têm, em sua metodologia de ensino, a prática de resolver questões da OAB para fixar os conteúdos das disciplinas. Isso soma-se ao Teste de Progresso aplicado aos alunos de Direito do Grupo Afya”, conta o Assessor da Coordenação do curso de Direito, professor Maurício Garbin.

Segundo ele, os simulados, que têm periodicidade semestral, permitem que a Coordenação e o Colegiado acompanhem a trajetória dos estudantes, verificando a evolução dos acadêmicos. “Os simulados deixam nossos alunos mais familiarizados e seguros para a realização da prova, isso porque também respeitamos as mesmas regras da OAB no que diz respeito ao horário da prova, à utilização de material de apoio, à possibilidade de alimentação, entre outros. Por isso, a prova é, de fato, um laboratório”, conta Maurício.

O simulado da prova de primeira fase do Exame da OAB é dividido em 80 questões objetivas, perpassando pelos mais diversos ramos do Direito, entre eles Direito Civil, Direito Penal, Processo Civil, Processo Penal, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Empresarial, Direito Tributário, Ética, e outros. Para a aprovação para a segunda fase, o acadêmico deve acertar 40 ou mais questões.

“Já o simulado de segunda fase também segue exatamente a organização daquele aplicado pela OAB. Ou seja, o aluno escolhe a sua área de prova e, a partir dela, realiza uma Peça Prático-Profissional e responde a 4 questões dissertativas com alternativas "a" e "b". As provas de segunda fase são sempre fundamentadas em casos hipotéticos, de modo a simular a prática real do advogado. Para aprovação é necessária nota igual ou superior a 6,0”, explica o professor.

Experiência que faz a diferença

Para o acadêmico do 7º período do curso de Direito do UNIDEP, Alexandre Paulo de Césaro, o simulado agregará no seu desempenho durante o Exame. “Contribuirá não somente na resolução da prova, mas também no quesito psicológico. Minha avaliação com relação à postura do curso em nos oportunizar esses momentos é a melhor possível, pois o simulado nos prepara para fazermos a prova com segurança e tranquilidade, visando o melhor resultado possível”, destaca.

Já o acadêmico no 9º período, Welington Vale de Vasconcelos, o simulado é mais uma etapa da sua preparação para a segunda fase do Exame de Ordem. “Esses simulados contribuíram significativamente para a minha formação, pois me permitiram identificar minhas dificuldades e pontos fortes dentro do Direito Civil, além de me ajudarem a desenvolver habilidades como a organização do tempo e a gestão do estresse durante a realização da prova”, cita.

Welington também avalia a iniciativa do curso. “Esses momentos preparatórios para o Exame de Ordem demonstram a preocupação da Instituição em formar profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios da Advocacia. Além disso, proporcionam aos alunos um ambiente propício para a prática e aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, nos preparando, de forma mais efetiva, para o exame real e contribuindo significativamente para o nosso desenvolvimento”, completa.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo