Além das atividades que ocorrem frequentemente no curso, na última semana foram desenvolvidas ações extensionistas na Rede Municipal de Educação e também na 12ª Expoflor
19/9/2023
Compartilhe
O curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) mantém-se ativo na comunidade. Além dos estágios que inserem os acadêmicos em vários contextos de saúde, atividades extensionistas também oportunizam o exercício da prática, contemplando realidades e públicos diversificados. Um exemplo foi o projeto realizado na Escola Municipal Olavo Bilac, promovido pelo 6º período do curso, por meio da disciplina “Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente”, ministrada pela professora Ma. Analice Horn Spinello.
O projeto abordou temas ligados à educação em saúde, focando na higiene e prevenção ao abuso sexual infantil. A iniciativa também contemplou o Programa Saúde na Escola (PSE). “Trabalhamos com crianças com idades entre 8 e 9 anos, em que discorremos sobre a importância da higiene, fornecendo orientações sobre os locais a serem higienizados, prevenção contra pediculose e cuidados com os dentes. De forma lúdica, também orientamos sobre abusos sexuais praticados contra crianças”, pontua a professora Analice.
Na Escola Municipal Olavo Bilac, as crianças foram estimuladas a aprender brincando, uma vez que a intervenção também contou com jogos confeccionados pelos acadêmicos de Enfermagem, como quebra-cabeça, jogo da memória e bolinhas com velcro. O último encontro do projeto ocorreu na quinta-feira, dia 14.
Expoflor
Outra atividade recente realizada pelo curso de Enfermagem do UNIDEP foi a participação na 12ª Expoflor, realizada de 13 a 17 de setembro, no Pavilhão São Pedro, em Pato Branco. Por meio das disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório em Instituições de Saúde II e Estação do Aprendizado IV, acadêmicos dos 4º, 6º e 10º períodos, atenderam o público que visitou a exposição, promovida pelo Rotary Clube de Pato Branco-Sul.
Na ocasião, os estudantes realizaram diversos atendimentos, incluindo verificação de pressão arterial, Manobra de Heimlich (desengasgo) e também ofereceram orientações de prevenção em saúde. “Estar em contato com a população, além de fortalecer o vínculo com a sociedade, oportuniza aos alunos exercitarem, na prática, o que aprendem na teoria. Nesse evento, eles também puderam exercitar a responsabilidade social, propósito que acompanha a formação humanizada que preconizamos no dia a dia do UNIDEP”, destaca a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ma. Gisele Iopp Massafera.
A Expoflor configura-se enquanto uma das maiores feiras de flores, plantas ornamentais e frutíferas do Sudoeste do Paraná. A participação dos acadêmicos na programação contou, ainda, com a contribuição das professoras Lia Argenton, Leocádia Brufati, Luciane Andrade, Marilei Tarciane da Rosa e Nicole Ogliari Burgadt.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]