O curso, que iniciou em agosto, foi concluído no último sábado (28/11). Com aulas realizadas na modalidade remota, o curso objetivou contribuir para o atendimento humanizado de pessoas surdas em espaços de promoção da Saúde
2/12/2020
Compartilhe
No último sábado (28/11), ocorreu o encerramento do curso de Extensão de Libras no Campo da Saúde. O curso foi ofertado pelo Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX). As aulas, que iniciaram em agosto, foram realizadas de maneira remota e promoveram o aprendizado da Libras a partir do contexto da Saúde, ou seja, do atendimento a pacientes surdos.
Os alunos contaram com um material didático exclusivo, organizado pela psicóloga e docente do UNIDEP, professora Luciana de Freitas Bica; pela professora Ma. Flávia Magela Rezende Ferreira, do Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (UNIPTAN); e pelo professor Heron Rodrigues da Silva, formado em Educação Física e Letras Libras Licenciatura e surdo.
Conforme a coordenadora da COPPEX, professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, as aulas foram ministradas por dois professores, que acompanharam os alunos durante toda a jornada de aprendizado, além de vários convidados externos, que agregaram significativamente para a qualidade e intensidade das trocas e construção de conhecimento.
“Não poderíamos deixar de parabenizar e agradecer aos professores Luciana Bica e Heron Rodrigues! Também não podemos deixar de agradecer pela confiança de nossos alunos, comunidade externa e profissionais que atuam em espaços de saúde de nosso município e que se engajaram na jornada da Libras, por um mundo melhor, pelo atendimento humanizado no campo da saúde e, em especial, da pessoa surda”, enfatizou Marielle.
Iniciativas como essa demonstram o compromisso do UNIDEP com o desenvolvimento local e regional, com a melhoria da qualidade de vida da população que reside na região de inserção da Instituição e com a oferta de formação humanizada. “A conclusão de mais um curso de Extensão em Libras nos enche de orgulho! Ainda mais agora em que o foco esteve na área da Saúde, preparando profissionais para o atendimento ao cidadão surdo. Inspirados pela visão institucional e caminhada histórica do UNIDEP, buscamos contribuir para a construção de um mundo com melhor educação, saúde e bem-estar”, ressaltou.
Segundo a coordenadora adjunta de Extensão, Ma. Gisele Regina Parsianello, as atividades elaboradas pelos professores, utilizando metodologias ativas, deixaram o curso mais dinâmico, interativo e com muito aprendizado. Gisele evidenciou, ainda, que o objetivo da Instituição, ao ofertar o curso, foi deixar a formação na área da Saúde ainda mais completa, para formar profissionais cada vez mais qualificados e humanizados.
“Ao desenvolver ações que despertem o interesse dos profissionais da saúde para melhoria no atendimento clínico/hospitalar das pessoas surdas, usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seus familiares, fomentamos práticas de humanização e difundimos a Libras como fator de inclusão social. Buscamos com esse curso contribuir com o processo de atendimento inclusivo no sistema de saúde brasileiro, com igualdade e equidade de direitos à comunidade surda”, concluiu Gisele.
------------
Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br