27/5/2020
Compartilhe
Cerca de 1.600 pessoas, de diferentes regiões do país, participaram da pesquisa, que resultará em um estudo científico a ser submetido em periódicos acadêmicos e compartilhado com a comunidade
O curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) vem promovendo diversas atividades visando amenizar as consequências associadas à pandemia do Covid-19. Além de mobilizar alunos e professores em ações que vão desde a conscientização da comunidade, com o fornecimento de informações qualificadas e webconferências envolvendo profissionais de diferentes regiões do país, inclusive com atuação internacional, o curso também viabilizou a aplicação de uma pesquisa qualitativa aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), voltada a reconhecer os efeitos do momento atual no comportamento social da população, o que contou com a participação de aproximadamente 1.600 pessoas, de diferentes estados brasileiros.
O acadêmico do 5º período do curso de Medicina do UNIDEP, Rodrigo Galvão Bueno Gardona, conta que a organização da pesquisa iniciou nos primeiros dias do isolamento social. “A ideia de desenvolver um estudo para avaliar o conhecimento, atitudes e práticas da comunidade em relação ao Covid-19 ocorreu logo que muitas informações começaram a ser publicadas pela mídia. Ao fazer uma revisão, encontrei um estudo chinês de natureza semelhante, o qual contribuiu para o raciocínio técnico do projeto. A nossa pesquisa, por sua vez, transcendeu a região Sudoeste do Paraná, alcançando até mesmo o Norte do Brasil. Os dados foram encaminhados para análise e serão submetidos a uma revista científica da área da saúde para que, assim, possamos compartilhar as informações com a comunidade”, pontua Rodrigo.
Para o coordenador do curso de Medicina do UNIDEP, professor Me. Vilson Geraldo de Campos, essa mobilização por parte dos acadêmicos vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da sociedade. “Entendemos que o ensino, a pesquisa e a extensão devam fazer parte do cotidiano dos discentes, especialmente para os que estão ligados a projetos da Instituição. Desta forma, o trabalho realizado pelo grupo, voltado à problemática social do Covid-19, tem por finalidade demonstrar a importância de estudantes estarem envolvidos em ações de extensão, valorizando tal prática, uma vez que a mesma auxilia na aprendizagem no Ensino Superior, contribuindo para a formação humanizada de profissionais diferenciados”, disse.
Validação de pesquisas junto à Conep
A coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do UNIDEP, professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, ressalta a importância da validação das pesquisas no órgão nacional. “Segundo a resolução CNS 466/2012, toda pesquisa científica envolvendo seres humanos deve ser validada frente a um Comitê de Ética e Pesquisa, vinculado à Conep. O intuito dos comitês é preservar a integridade dos participantes e avaliar os benefícios desses estudos para a comunidade”, frisa.
Professores e alunos que desejem validar suas pesquisas e questionários junto ao CEP do UNIDEP, precisam submeter os projetos na Plataforma Brasil para obter o parecer, em que toda pesquisa envolvendo universitários deve estar vinculada a um professor responsável. Os documentos necessários e mais informações estão no site do UNIDEP: https://www.unidep.edu.br/cep.
Agradecimentos
De acordo com o acadêmico Rodrigo Galvão Bueno Gardona, o projeto contou com a participação de professores de outras Instituições de Ensino Superior. Um deles foi o Dr. José Vitor da Silva, da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), de Pouso Alegre - MG, que além de participar da coordenação da pesquisa, dedicou-se na ética e qualidade metodológica do estudo. Outros professores que contribuíram para a qualidade da pesquisa, foram: o Dr. Edson Abdala, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a Dra. Belinda Simões, da USP de Ribeirão Preto e o Dr. Makilim Nunes Baptista, da Universidade São Francisco (USF). A expertise de professores do UNIDEP somou-se ao grupo, com a participação dos docentes Me. Vilson Geraldo de Campos, Me. Alvaro Cesar Cattani e Dra. Christiana Almeida Salvador Lima. Paralelamente, 17 estudantes do curso de Medicina do UNIDEP colaboraram, desde o início, com a Operação Covid-19, juntamente com os professores Beatriz Castro Reis, José Vitor da Silva e Jardel Cristiano Bordignon.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]