Curso de Medicina fortalece a saúde de Pato Branco
Em 2013, o Ministério da Educação publicou edital de chamamento público, para os municípios se credenciarem à oferta do Curso de Medicina. Desde 2017, o Curso está sendo ofertado em Pato Branco, no UNIDEP, o que ocorreu por meio do Programa Mais Médicos
18/5/2023
Compartilhe
Transformar é a melhor história. Pato Branco é referência em saúde, especialmente na alta e média complexidades, o que ganhou ainda mais força com a chegada do curso de Medicina e com os investimentos oportunizados pelo Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e pelo Programa Mais Médicos.
A chefe da 7ª Regional de Saúde e professora do UNIDEP, Márcia Fernandes de Carvalho, evidencia que o Curso de Medicina fortaleceu os serviços em saúde da cidade. “Essa soma de condições nos constituiu como destaque e referência no estado do Paraná. Agora, com o Internato, os estudantes estão atuando na ponta e realizando um atendimento com compromisso e humanizado, próximo da população. Isso muda muito a forma de inserir a Medicina na vida das pessoas e nos aproxima daquilo que de fato deve ser o SUS”, ressalta.
Desde o início da formação, os alunos do Curso de Medicina do UNIDEP vivenciam experiências pedagógicas e clínicas junto a pacientes. Atualmente, somente em fase de Internato, são mais de 200 alunos inseridos em diversos cenários do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando em diferentes municípios.
“Com o curso de Medicina, aqui em Pato Branco, nós temos a missão de ajudar a formar um profissional melhor, que entenda que nós não temos pacientes, nem clientes, mas que cuidamos de pessoas. Para isso, fazemos uma integração entre o Ambulatório Municipal e as unidades básicas de saúde (UBSs), para que haja uma continuidade do atendimento e do cuidado às pessoas”, destaca a secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Liliam Cristina Brandalise.
Investir para transformar
Ao ofertar um Curso de Medicina por meio do Programa Mais Médicos, as instituições de Ensino Superior assumem alguns compromissos junto ao Ministério da Educação. Dentre eles, está o repasse de contrapartida financeira à gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS), via Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). Esses recursos podem ser destinados a quatro modalidades: à capacitação dos profissionais da Rede Pública de Saúde; para a aquisição de equipamentos; à reforma ou construção de locais para abrigar os serviços públicos de saúde; e ao pagamento de bolsas de Residência Médica.
De acordo com a reitoria do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, desde setembro de 2017, a IES repassou cerca de R$ 10 milhões ao Município de Pato Branco, pela regulamentação do COAPES, por meio do Programa Mais Médicos. “Além dos investimentos na rede local de saúde e da oferta de bolsas de estudos para alunos contemplados, o Programa Mais Médicos também possibilita a interiorização do ensino da Medicina e, com isso, a fixação de médicos naqueles locais mais carentes desses profissionais. Contudo, sem o acolhimento da população de Pato Branco e região, a formação de médicos de qualidade não estaria sendo possível, por isso somos gratos a toda comunidade”, salienta.
Recursos financeiros do repasse de contrapartida ao Município de Pato Branco, por meio do COAPES, estão sendo destinados a obras de reforma, ampliação e novas instalações na rede pública de saúde de Pato Branco. Esses recursos já oportunizaram obras de reforma das UBSs do Bairro Bortot, da comunidade rural de São Caetano e de São Roque do Chopim. No momento, está em andamento a construção de uma nova UBS no Bairro Morumbi e da Central de Materiais Esterilizados, que somam-se às melhorias constantes no Ambulatório Municipal.
Melhorias nos hospitais
Além da contrapartida repassada ao COAPES, há também obras de reforma e revitalização no Hospital São Lucas e no Hospital Policlínica, custeadas com recursos próprios do UNIDEP – montante superior a R$ 1 milhão em investimentos da IES.
A administradora hospitalar do Hospital Filantrópico Policlínica, Gabriela Izidro Portes, destaca que os alunos do Curso de Medicina contribuem, cada vez mais, para a oferta da assistência em saúde à região Sudoeste do Paraná, uma vez que o Hospital também atua na alta complexidade em oncologia, cardiologia, transplante de rim e transplante de coração.
“Desde 2014, temos os programas de Residência Médica, e a inserção dos acadêmicos contribui para alavancarmos todo esse processo de ensino, aqui dentro do Hospital. Isso também fortalece a nossa filantropia, pois, enquanto um Hospital de média e alta complexidade, 78% do nosso público é oriundo SUS. Além disso, com o UNIDEP, conseguimos reformar toda a ala do Posto 6 e agora estamos concluindo o Posto 4”, salienta.
O diretor superintende do Instituto de Saúde São Lucas (ISSAL), Sergio Luiz Wolker, destaca que os atendimentos de alta complexidade ofertados pelo Hospital contemplam várias especialidades, dentre elas neurocirurgia, gestação de alto risco, cirurgia bariátrica e cirurgia vascular. “O UNIDEP fez com que tivéssemos condição financeira para melhorar os nossos ambientes hospitalares. O primeiro foi o nosso Ambulatório, depois fizemos a reestruturação dos dois postos de enfermagem, que é o Posto 2 e o Posto 1, que atende especificamente os pacientes do SUS, o que representa 72,4% dos pacientes do Hospital”, reforça.
Medicina para TransFORMAR
Já parou para pensar nas histórias que encontramos todos os dias? Na Medicina não é diferente, por isso, ao formar novos médicos, também estamos transFORMANDO muitas vidas. Conheça a série documental que está contando essas histórias, acesse aqui.
------------ Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP Contato: agencia@unidep.edu.br