Mais 85 estudantes do UNIDEP passam a atuar de forma intensiva em diferentes campos da saúde, em cidades do Paraná e Santa Catarina
5/2/2024
Compartilhe
O curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está iniciando a quinta turma do Internato. São 85 futuros médicos entrando no Internato neste primeiro semestre de 2024, estudantes do 9º período, que iniciarão práticas nos hospitais Policlínica e São Lucas, em unidades da Rede Municipal de Saúde de Pato Branco, bem como em outras cidades do estado do Paraná e Santa Catarina. O lançamento das atividades desta nova turma ocorreu no último sábado, dia 03 de fevereiro.
O coordenador do curso de Medicina do UNIDEP, professor Me. Vilson Geraldo de Campos, enaltece a importância do lançamento do Internato da quinta turma. “O início do Internato da turma 5 nos enche de alegria, pois é a oportunidade do discente estar no campo de prática profissional, integrado aos serviços de saúde, vivenciando ainda mais o cotidiano de hospitais e unidades básicas de saúde. Além disso, consolida uma proposta pedagógica que tem se mostrado eficaz no preparo dos nossos alunos para o mundo do trabalho, em prol de uma medicina eficiente e humanizada, pautada no cuidado das pessoas”, salienta.
A acadêmica do 9º período de Medicina, Gabriela Duque, avalia este momento como um dos mais aguardados da graduação. “Estamos nos aproximando do que sonhamos em ser e fazer, pois colocaremos em prática todo conhecimento obtido, nos sentindo realmente médicos. Será um momento decisivo, pois iremos adquirir uma quantidade inimaginável de conhecimento, em que seremos moldados como profissionais, decidindo as especialidades que iremos atuar para toda a vida”, frisa.
Para Daniela Périco Altissimo, as vivências obtidas nos primeiros anos da faculdade, bem como o contato precoce com a comunidade, contribuíram para a chegada do Internato. “Esses quatro anos nos prepararam para estarmos aqui: todos os pacientes no Ambulatório, todas as discussões em grupo, todas as provas e laboratórios, tudo contribuiu para chegarmos neste momento. Por isso, somos gratos aos professores e demais profissionais que estão contribuindo para nossa construção como futuros profissionais médicos”, destaca.
Com esta nova turma, 253 acadêmicos do UNIDEP estão no Internato neste semestre. São estudantes que, nos dois últimos anos de formação, passam a atuar de forma intensiva junto à rede de saúde, rotina que envolve teoria e prática, a partir do acompanhamento de preceptores, supervisores, tutores e apoio psicopedagógico ofertado pelo UNIDEP. Durante o Internato, os internos cursam estágios em Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde Mental. Um dos destaques da matriz é o enfoque na Atenção Primária à Saúde e na Urgência e Emergência.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]