Aproximadamente 200 acadêmicos do UNIDEP estão no Internato neste semestre. São estudantes que, nos dois últimos anos de formação, passam a atuar de forma intensiva em diferentes cenários de prática
6/2/2023
Compartilhe
O curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está iniciando a terceira turma do Internato 4.0. Serão mais 101 futuros médicos entrando no Internato neste primeiro semestre de 2023, estudantes do 9º período, que iniciam as práticas junto aos hospitais Policlínica e São Lucas, em unidades da Rede Municipal de Saúde de Pato Branco, bem como nas cidades de Curitiba, Francisco Beltrão, Chopinzinho, Bom Sucesso do Sul e União da Vitória. O lançamento das atividades desta nova turma ocorreu no último sábado, dia 04.
O coordenador do curso de Medicina do UNIDEP, professor Vilson Geraldo de Campos, enalteceu a importância do lançamento da terceira turma. “É um misto de carinho e muito orgulho. Agora inicia uma nova fase, em que nossos alunos constroem suas trajetórias enquanto médicos, aprendendo na borda do leito e com o paciente que retorna à unidade de saúde. Sobretudo, aprendem que ser médico vai além do atendimento, está na postura, em cada gesto de cuidado, na segurança da fala, no acolhimento humanizado e na felicidade ao exercer a profissão tão sonhada”, disse.
Vilson lembrou que o momento também marcou o início das celebrações pela formatura da primeira turma de internos, que acontece em julho deste ano, composta pelos 47 primeiros médicos e médicas graduados no UNIDEP. “A primeira turma chega ao último semestre do Internato e temos a certeza de que estamos formando profissionais médicos que amam cuidar das pessoas”, disse.
A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, destacou que embora o curso de Medicina tenha iniciado suas atividades em 25 de setembro de 2017, a trajetória do curso iniciou com a história do UNIDEP, cuja construção do seu projeto pedagógico foi em 2006. “Temos orgulho dessa trajetória, pelos professores e profissionais que integram essa história. Nossos alunos têm demonstrado a responsabilidade do ensino que ofertamos aqui, cuja Rede Municipal de Saúde acredita no potencial do nosso curso e recebe nossos alunos e professores diariamente, contribuindo para que os médicos formados no UNIDEP estejam aptos a dominarem a complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus princípios de excelência e humanização”, ressaltou.
Na saúde pública
A chefe do Setor de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, Elys Regina Albani, salientou que a Rede Municipal de Saúde está de braços abertos para receber os internos do UNIDEP. “Sabemos que o SUS é um importante locus para a associação da teoria e da prática. Por isso, buscamos contribuir com a formação de médicos de excelência, generalistas e capazes de atuar nos mais variados cenários de saúde, levando, além do atendimento, o acolhimento e o cuidado”, disse.
O diretor técnico do Hospital São Lucas, Sergio Luiz Wolker, destacou que o corpo clínico dos hospitais contribui para a formação humanizada dos futuros médicos. “Queremos que os novos médicos possam salvar vidas, sendo, sobretudo, humanos. Afinal, para todo e qualquer desfecho, a diferença estará na forma como a pessoa será atendida. Por isso, teoria e prática são fundamentais para a realização de diagnósticos precisos, o que pode ser decisivo na vida e no tratamento de alguém”, frisou.
Internato
Com esta nova turma, cerca de 200 acadêmicos do UNIDEP estão no Internato neste semestre. São estudantes que, nos dois últimos anos de formação, passam a atuar de forma intensiva junto à rede de saúde, rotina que envolve teoria e prática, a partir do acompanhamento de preceptores, supervisores, tutores e apoio psicopedagógico ofertado pelo UNIDEP. Durante o Internato 4.0 – modelo concebido pelo Grupo Afya Educacional –, os internos cursam estágios em Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde Mental. Um dos destaques da matriz é o enfoque na Atenção Primária à Saúde e na Urgência e Emergência.
O coordenador do Internato do curso de Medicina do UNIDEP, professor Me. Michel Henrique Baumer, destacou que o momento representa o estágio curricular do curso de Medicina. “Nos últimos dois anos de formação, os alunos vivenciam um roteiro intenso associado à prática, o que exigirá muita dedicação por parte dos acadêmicos, que seguem sendo desafiados a seguirem estudando cada vez mais, em prol da excelência médica”, ressaltou.
Representando os acadêmicos da terceira turma do curso de Medicina do UNIDEP, o acadêmico Thiago Augusto Zanoelo compartilhou as expectativas diante desta nova e essencial fase de sua formação. “Depois de quatro anos, chegamos ao esperado Internato, uma pequena vitória rumo ao tão sonhado CRM. Será o momento de agirmos como médicos, pois os próximos semestres exigirão ainda mais resiliência e dedicação. As idas para casa nos finais de semana e feriados serão menos frequentes, mas sabemos que seremos recompensados e que, sobretudo, teremos o apoio uns dos outros”, completou.
Considerando todos os cenários de prática do curso de Medicina do UNIDEP, são aproximadamente 800 alunos, de diferentes períodos da graduação, atuando em vários contextos da saúde pública, entre eles o Ambulatório Municipal. Isso, somado à inserção de alunos e docentes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia, por meio de projetos de extensão, estágios e práticas de disciplinas, totaliza uma média superior a 8 mil atendimentos mensais realizados pelo UNIDEP junto à comunidade.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]