12/5/2021
Compartilhe
No curso de Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), a disciplina de Patologia Geral, ministrada pela professora Ma. Alice Ramos aos 1º e 3º períodos, tem oportunizado o aprendizado sobre doenças bucais infecciosas, com foco no Covid-19. Nesse sentido, no mês de abril o médico Samuel Mateus, que atua na linha de frente desde o início da pandemia, marcou presença na disciplina, que acontece de forma remota.
De acordo com a professora Alice, o momento proporcionou uma abordagem multidisciplinar entre a Odontologia e a Medicina, uma vez que o bate-papo versou sobre diversas doenças e tratamentos atuais. “Além disso, foi uma experiência importante para os alunos do curso de Odontologia compreenderem sobre a importância do cirurgião-dentista no combate a diversas doenças infeciosas que assolam o mundo e hoje condizem com causas de mortalidades decorrentes do Covid-19”, pontuou.
Alice também comenta os desafios da docência em tempos de pandemia e as potencialidades da aula remota. “O aluno está ainda mais autônomo, pois tem independência para usufruir do conteúdo. Assim, assume uma postura proativa, crítica e engajada no seu próprio processo de formação, podendo explorar os assuntos abordados de forma mais ampla, tornando-se um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. Destaco ainda a praticidade para convidarmos profissionais a participarem das aulas e enriquecer o conteúdo ministrado”, disse.
A coordenadora do curso de Odontologia do UNIDEP, professora Dra. Christiana Almeida Salvador, pontua que a disciplina de Patologia Geral é base para o conhecimento da saúde geral do paciente e sua relação com a saúde bucal. “A disciplina, logo no início da formação do aluno, oportuniza permear toda a semiologia do paciente, compreendendo a importância da mesma em seu tratamento. Isso faz com que o aluno entenda que a Odontologia não é uma profissão meramente técnica, mas que é responsável por proporcionar qualidade de vida às pessoas”, frisou.
Christiana ressalta, ainda, a complexidade e a importância da atuação do cirurgião-dentista. “Em Odontologia, tudo no organismo deve estar em harmonia e qualquer alteração pode ter representação na saúde bucal e vice-versa. Por isso, o cirurgião-dentista é um profissional da saúde que atende pacientes com todo tipo de comorbidades, devendo saber qual a melhor conduta em cada caso, bem como diagnosticar aquelas que estão sinalizadas primariamente na boca”, destacou.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]