Jaime é formado em Engenharia Química e Sociologia, profissional de Marketing, escritor e fundador da Troiano Branding. Já trabalhou com diversas marcas renomadas, como Globo, Pepsico, Google e Bradesco
30/10/2020
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Na última quinta-feira (29/10), o curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), promoveu mais uma edição do projeto Encontro com o Mercado, em que recebeu Jaime Troiano, profissional de Marketing, escritor dos livros “As marcas no divã: uma análise de consumidores e criação de valor” e “Brand Intelligence: Construindo Marcas que Fortalecem Empresas e Movimentam a Economia”, além de ser fundador da empresa Troiano Branding. O encontro, que ocorreu virtualmente, foi comandado pelo professor do curso, Everton Antonio Lozáppio, e reuniu, além do curso de Publicidade, acadêmicos de outros cursos do UNIDEP e profissionais do mercado de vários estados do país. O tema do encontro foi “Marcas sem um propósito são marcas sem alma”.
Conforme Jaime, o propósito é a energia que movimenta pessoas, marcas e organizações. “Na minha visão, o propósito é a suprema forma de equacionar as questões de branding dentro de uma organização. Falar de propósito é dar um sentido mais autêntico para aquilo que somos e fazemos. É uma inspiração para momentos difíceis e para auxiliar o mundo a ser melhor”, evidenciou.
Jaime utilizou conceitos do filósofo Zygmunt Bauman, para relacionar a importância do propósito. “Como disse Bauman, os tempos atuais são líquidos. As coisas do mundo moderno, a realidade, os pensamentos, as relações humanas são líquidas, pois se desfazem muito depressa. E o nosso mundo contemporâneo está muito bem retratado nessa definição da sociedade moderna. Outro traço do mundo é que ele é acelerado, independentemente de onde quer que estejamos. Conhecemos cada vez mais pessoas em número, e cada vez menos pessoas em profundidade”, ressaltou.
“Diante de um mundo líquido, acelerado e fragmentado, fica faltando em nós alguma coisa que as marcas devam entender. Não tem apenas a ver com o mercado, mas também com a sociedade. Fica faltando alguma coisa que seja menos provisória e mais permanente, menos líquido e mais sólido, e é disso que estamos sentindo cada vez mais falta. Nesse momento, o que não é passageiro é ter um propósito. Propósito é inspirar pessoas, marcas e organizações, permanentemente”, destacou.
Jaime destacou, também o compromisso com que sua empresa atua, há 27 anos, auxiliando marcas a encontrarem seu propósito. “Nossa empresa tem 27 anos e, de lá para cá, falamos e estudamos sobre propósito. Quem definiu propósito foi Aristóteles, 2300 anos atrás, quando ele disse que ‘Quando seus autênticos talentos se cruzam com as necessidades do mundo, aí está o seu propósito’. Nessa frase, temos como talento aquilo que você é autenticamente, aquilo que o mundo precisa e está te chamando para resolver. No cruzamento dessas duas coisas, é que está o propósito, que é algo que se aplica de fora para dentro. A partir disso, nasce a história de uma organização, justamente quando ela entende o que é e tem”, pontuou.
Além disso, Jaime apresentou seu livro, lançado no final de 2019, escrito em parceria com sua esposa, Cecília Russo Troiano. A obra, intitulada “Qual é o seu propósito? A energia que movimenta pessoas, marcas e organizações no século 21”, reúne casos de várias marcas com quem sua empresa, Troiano Branding, trabalhou. Jaime ressaltou que todo o lucro das vendas do livro é revertido à Junior Achievement, uma entidade sem fins lucrativos, na área de empreendimento jovem.
Segundo Jaime, a essência das marcas deve ser um equilíbrio entre técnica e humanização. “Empresas movidas por um propósito se apoiam em necessidades humanas universais. Não se contentem com menos, quando vocês estiverem construindo, identificando e escavando o propósito de uma organização. Ou você chega a alguma coisa poderosa, ou você ainda não chegou no propósito. Propósito se expressa de forma simples. O mais simples, quando você chega até ele, é o mais sofisticado. O propósito é, também, fonte de valor, e resgata a dimensão humana das empresas. Marcas sem propósito, são marcas sem alma”, enfatiza.
Conforme o professor idealizador do evento, Everton Antonio Lozáppio, Jaime é referência quando o assunto é branding no país, em que a programação, gerou aos participantes novas formas de ver o mundo e transformá-lo. “É um prazer buscar pessoas de referência no nosso mercado de atuação, porque a partir disso abre uma nova perspectiva, não mais tanto de atuação de mercado, mas sim sobre a importância da atuação social, dentro desse contexto, ao qual nos motiva tanto”, ressaltou.
A reitora acadêmica do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, também esteve presente na ocasião. Segundo ela, eventos como esse são essenciais para recordar o objetivo da atuação da IES. “Estou encantada pelas palavras do Jaime. Percebemos, cada vez mais, que, no mundo que vivemos, se não tivermos propósitos e sermos fiéis a eles, não daremos conta do ritmo e das cobranças. Resgatar o propósito de vida, que sabemos que muitas vezes está relacionado ao nosso trabalho, é fundamental”, salientou.
A gestora da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX), professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, ressaltou a importância da iniciativa do curso de Publicidade e Propaganda em trazer um profissional tão capacitado para inspirar os acadêmicos e comunidade externa. “O Jaime é um profissional brilhante, e tenho certeza de que, ao compartilhar conosco muito das suas vivências e experiências, ele inspirou todos aqueles que hoje optaram por dedicar seu tempo para esse momento de aprendizado”, concluiu.
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Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Luana Veigas, com edição de Italo Thiago, acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br