Acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia levaram mais qualidade de vida a idosos de Pato Branco no circuito organizado pela Secretaria Municipal de Saúde
30/3/2023
Compartilhe
Nesta quinta-feira (30/03), aconteceu o Mutirão de Saúde da Pessoa Idosa, como parte da programação de Alinhamento Conceitual sobre Política de Saúde da Pessoa Idosa, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco. No Largo da Liberdade, acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizaram ações de orientação e prevenção voltadas à saúde na terceira idade.
Na ocasião, houve o fornecimento de diferentes orientações, dentro de cada área de atuação dos cursos envolvidos, evidenciando a importância das equipes multidisciplinares. “Essas vivências são ímpares, para que possamos aproximar os nossos alunos da realidade das suas profissões, orientando e conhecendo as necessidades da comunidade. Isso contribui para uma formação diferenciada e humanizada”, enfatiza a professora dos cursos de Enfermagem e Medicina, Lia Barbosa Argenton.
O acadêmico do 5º período do curso de Medicina, Thiago Pessini Kempa, participou da programação por meio da disciplina de Integração de Ensino, Serviço e Comunidade (IESC). “Temos contato com a população desde o início do curso e, a cada período, aprendemos como devemos agir para sermos profissionais melhores. Por isso, participar desses momentos contribui para que possamos atuar na funcionalidade e qualidade de vida da população idosa, verificando se as pessoas que residem em Pato Branco estão envelhecendo com saúde”, salienta.
A acadêmica do 5º período do curso de Enfermagem, Edineia Volgel, destaca os aprendizados que vem adquirindo a partir da atuação voltada à terceira idade. “Precisamos aprender a respeitar a cultura e o conhecimento dos idosos, preservando os seus saberes e, atrelado a isso, incentivar o tratamento médico e hábitos saudáveis, buscando a longevidade. Sempre procurei ser muito humana na atuação com os pacientes, e com os idosos isso deve ser ainda mais preconizado”, conta.
A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) participou do momento, com uma apresentação cultural. Entre os idosos que integram o grupo e aproveitaram a oportunidade para participar do circuito de saúde e bem-estar está a dona Geci Barbosa Moreira, 80 anos. “Eu gosto desses momentos, porque nós, idosos, precisamos cuidar da saúde, fazer nossos exames de rotina e exercícios físicos. Aqui, com a Unati, estamos entre amigos e fazemos companhia uns para os outros”, destaca.
A programação de Alinhamento Conceitual sobre Política de Saúde da Pessoa Idosa segue nesta sexta-feira (31/03) e conta também com a participação do médico Edgar Nunes de Moraes, idealizador do IVCF-20 e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que está abordando a temática a partir da realidade regional.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]