Alunos dos cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Medicina e Odontologia viveram a emoção das cerimônias do jaleco ao lado de seus familiares
8/4/2024
Compartilhe
De 02 a 05 de abril, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou cerimônias do jaleco dos cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. Os estudantes aproveitaram o momento para demonstrar todo carinho e gratidão pelas suas famílias, vivendo a ocasião com muita emoção e afeto. Os eventos contaram com a parceria da Click School Formaturas.
As cerimônias, tradicionais em cursos da área da Saúde, marcam o recebimento do traje que acompanha os estudantes nos campos de estágio, nas práticas acadêmicas e nos atendimentos à população. Muito mais do que um equipamento de proteção individual (EPI), o jaleco simboliza a responsabilidade de cuidar e salvar vidas.
A coordenadora do curso de Odontologia, professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, destaca que a cerimônia é um marco para a trajetória acadêmica. “É um momento que acolhe o aluno ingressante, parabenizando pela escolha profissional, ao mesmo tempo que instiga o estudante a absorver cada experiência, aprender com cada desafio e crescer com cada obstáculo superado”, destaca.
Para a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, professora Ma. Solange Maria Bertol Copetti, o momento reforça, à comunidade, o compromisso dos acadêmicos com suas formações e seus sonhos, trajetórias vivenciadas em conjunto com seus familiares, colegas e professores. “O jaleco, símbolo da atuação na área de saúde, sintetiza os ideais da Estética, como a pureza dos atos, a organização, a eficiência e a transparência no atendimento às pessoas. Ele representa a proteção e o cuidado, bem como o ingresso do nosso aluno na vida acadêmica”, salienta.
Um momento para viver em família
A acadêmica do curso de Fisioterapia, Iara Rodrigues Alves, destacou que o momento ficará registrado em sua trajetória acadêmica. “A cerimônia marcou o início de uma longa jornada, de muita determinação e aprendizado, de novas descobertas e, mais importante, de superação, pois chegar aqui exigiu muitos desafios e resiliência”, conta.
Já Maria Eduarda Pacheco, acadêmica de Medicina, viveu a cerimônia ao lado dos pais, avós e namorado. “Foram eles que me acompanharam na idealização desse sonho, desde o cursinho até a sonhada aprovação, sempre me motivando em cada etapa. A cerimônia demonstrou como serão os próximos seis anos, pois, ao vestirmos o jaleco, nos comprometemos com o propósito de cuidar e salvar vidas”, destaca.
A acadêmica do curso de Enfermagem, Zeliane Kowodzeichack, emocionou a todos ao receber o jaleco das mãos do filho, Benjamin, de 4 anos. “Sou técnica de Enfermagem há 10 anos e meu sonho sempre foi ser enfermeira. Quero me tornar uma excelente profissional, fazendo meu trabalho de forma humanizada, cuidando das pessoas com leveza e amor. Tenho certeza que isso também contribuirá para o futuro do meu filho”, salienta.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]