A disciplina de Trabalho de Curso II ocorre no 9º período, marcando a reta final da graduação para os bacharéis em Direito do UNIDEP, que agora se preparam para o último período da graduação
25/5/2023
Compartilhe
Acadêmicos do 9º período do curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizam, no decorrer dos meses de maio e junho, a socialização dos estudos desenvolvidos por meio da disciplina de Trabalho de Curso II. Cada banca foi constituída por professores avaliadores e, ao todo, serão 38 trabalhos de curso socializados neste semestre.
A coordenadora do curso de Direito do UNIDEP, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, explica que os acadêmicos são orientados pelo professor da disciplina de Trabalho de Curso I para elaboração do projeto de pesquisa e, pelos docentes do curso durante as disciplinas de Trabalho de Curso I e II, na realização da pesquisa. Além da orientação pelos docentes, o envolvimento do colegiado ocorre nas bancas de avaliação.
As pesquisas versam por diversos temas, entre eles: a decolonialidade e o acesso à justiça de mulheres indígenas vítimas de violência; violência sexual no contexto da guerra na Ucrânia; a (im)possibilidade do ciberataque como ato de guerra; a responsabilidade penal do avatar em crimes praticados no metaverso; a (im)possibilidade de exposição de imagens de pacientes em mídias sociais como forma de publicização do trabalho; o reconhecimento profissional médico, entre outros.
“O Trabalho de Curso é uma etapa muito relevante na jornada acadêmica, pois é um momento em que os alunos apresentam os resultados de suas pesquisas e demonstram competências adquiridas ao longo da graduação. Os trabalhos são apresentados no formato de artigo científico, o que tem permitido a posterior publicação em periódicos e a divulgação desses trabalhos para a comunidade acadêmica externa. Além disso, são temas atuais, que provocam a reflexão, disseminando esses conhecimentos à sociedade”, reforça Angélica.
A coordenadora aponta que o 10º e último período do curso representa a consolidação dos conhecimentos, competências e habilidades adquiridas no decorrer da graduação. “Essa vivência, certamente, permitirá aos nossos futuros egressos a inserção no mercado profissional e a realização de seus objetivos”, completa.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]