O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) segue com a curricularização da extensão acadêmica. Entre as disciplinas ofertadas como Projeto de Extensão II está a “Matizes da Escola: diversidade, educomunicação e responsabilidade social”, ministrada pela professora Ma. Jozieli Cardenal, e que promove ações multidisciplinares na Rede Municipal de Educação de Pato Branco, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estimulando práticas ligadas à cidadania.
Neste semestre, os 44 acadêmicos que integram a disciplina – estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda – atuam em 8 grupos e desenvolvem projetos, ainda em fase de execução, nos seguintes educandários: Escola Municipal Gralha Azul, Escola Municipal Maria Jurema Ceni, Escola Municipal Santos Dumont, Escola Municipal Rocha Pombo, Escola Municipal São Luis, Escola Municipal Rural Passo da Ilha e Escola Municipal Rural São Miguel Cachoeirinha. Em Chopinzinho, está sendo atendida a Escola Estadual São Luiz.
A atuação dos acadêmicos versa por temas indicados pelas escolas, tais como: respeito, diversidade, inclusão, não violência, educação emocional, entre outros. Para a chefe da Divisão Pedagógica da Educação Infantil do Município de Pato Branco, professora Silvia dos Santos, a promoção de ações extensionistas e educomunicativas nas escolas municipais é de fundamental importância para troca de saberes e conhecimentos, com destaque para a inserção de escolas rurais nas ações da disciplina.
“As crianças que estudam no campo devem participar de todos os projetos ofertados pela municipalidade e seus parceiros, de forma igualitária. Por isso, estamos muito felizes que neste semestre a disciplina abrangeu nossas escolas rurais, para que todas as crianças da Rede tenham as mesmas condições e oportunidades nos processos de ensino e aprendizagem”, completa Silvia.
A coordenadora da Escola Municipal Rural São Miguel Cachoeirinha, Isis Andrea Felini Tondo, conta que o tema escolhido pela Escola, para execução da prática de extensão, foi a prevenção ao bullying. “Ficamos muito felizes em receber os alunos do UNIDEP, que conduziram a atividade com muito compromisso e criatividade. O assunto trabalhado é importantíssimo, tendo em vista que o bullying é algo que, infelizmente, ainda acontece nas escolas – e não está somente no meio urbano, mas também nas comunidades rurais”, avalia.
Na Escola Municipal Rural Passo da Ilha, os acadêmicos aplicaram uma metodologia denominada por eles de “Caixa mágica”, que abordou a importância da diversidade, simbolizada pelo sorriso e associada a práticas rotineiras de não violência física e verbal. “Esses projetos de extensão, que alcançam crianças rurais, são de grande importância, pois ajudam a combater o isolamento social e a falta de interação com outras instituições educacionais. Foi possível proporcionar experiências enriquecedoras aos nossos alunos e, por isso, parabenizo o UNIDEP pelo comprometimento, dedicação e visão social demonstrados. É por meio de iniciativas como essa que podemos fazer a diferença na vida das crianças, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade”, avalia a diretora da Escola, Susana Vasconcelos Battistin.
As iniciativas da disciplina “Projeto de Extensão II - Matizes da Escola: diversidade, educomunicação e responsabilidade social” contam com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco. Os grupos que desenvolvem práticas de escovação e saúde bucal têm o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fornece kits para serem usados nas atividades.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]