Como parte da curricularização da extensão no Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), a disciplina de Projeto de Extensão I - Teia Plural: Cultura e Arte na Comunidade, ministrada pela professora Ma. Graziela Scopel, tem promovido uma série de atividades que conectam alunos de diversos cursos à cultura regional. Ao promover ações artísticas e educativas, o projeto está criando um espaço para a troca de saberes e valorização das manifestações artístico-culturais.
“A proposta do projeto Teia Plural é desenvolver atividades educativas e culturais que envolvam a comunidade acadêmica, estimulando a produção artística e promovendo a extensão acadêmica entre alunos e comunidade, tanto interna quanto externa”, explica a professora Graziela. A disciplina, de caráter interdisciplinar, envolve acadêmicos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Publicidade e Propaganda e Psicologia.
No decorrer do semestre, as atividades incluíram encontros com artistas locais, onde os alunos puderam conhecer suas histórias, além de oficinas práticas, como a construção de malabares adaptados e o desenvolvimento de habilidades motoras com esses equipamentos. “Essas oficinas visam preparar um grupo de alunos para realizar intervenções artísticas em espaços públicos, como praças e parques, com apoio do Departamento Municipal de Cultura de Pato Branco”, conta Graziela.
Entre as atividades realizadas pelo projeto, estão as intervenções “Arte na Praça”, que inclui pintura, contação de histórias e arte circense; a “Tenda Haitiana”, que abordou a cultura étnica haitiana; além de ações no Remanso da Pedreira, na Fundação Pato-branquense do Bem-Estar (Fundabem) e na Associação de Proteção a Maternidade e a Infância (APMI) de Coronel Vivida. Destaque, também, para o painel criado no UNIDEP, situado nas proximidades do Bloco N, com orientação e curadoria do artista pato-branquense Antônio Henrique Pereira.
A professora Graziela ressalta a importância dessas atividades para a formação dos alunos, bem como para a comunidade atendida. “Essas ações proporcionam aos acadêmicos e à comunidade o resgate, a representação e a valorização dos saberes interculturais, promovendo a vivência empática, o respeito e a união, além de ampliar o repertório de saberes humanísticos de nossos alunos”. cita
Extensão no UNIDEP
Neste semestre, estão acontecendo 30 disciplinas de extensão no UNIDEP, reunindo mais de 1.300 acadêmicos e 27 professores. Esse movimento é intensificado a cada período letivo e, no semestre passado, oportunizou que 7.932 pessoas fossem contempladas pelos projetos realizados junto à comunidade.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]