A disciplina de “Projeto de Extensão I - Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati)”, desenvolve atividades de responsabilidade social para idosos
21/10/2022
Compartilhe
O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está promovendo a curricularização da extensão acadêmica. Entre as disciplinas ofertadas como Projeto de Extensão I está a “Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati)”, ministrada pela professora Luane Paula de Souza, que promoveu uma mostra cultural intitulada “Reviva Unati”, na qual os acadêmicos mobilizaram o compartilhamento de histórias e apresentações culturais. A programação aconteceu em 20 de outubro.
O Projeto de Extensão I oportuniza que ações de responsabilidade social sejam promovidas pela Instituição em prol da comunidade. No caso da Unati, o programa é promovido pelo UNIDEP e Prefeitura, possuindo 21 anos de história. “Após a pandemia, muitos idosos deixaram de participar da Unati. Assim, surgiu a ideia de desenvolver uma disciplina que promova a integração dos saberes acadêmicos com a terceira idade”, explica a professora Luane.
Ao todo, 25 acadêmicos integram a disciplina – estudantes dos cursos de Fisioterapia, Estética e Cosmética, Psicologia, Enfermagem, Direito e Análise e Desenvolvimento de Sistemas – promovendo ações culturais e inclusivas. “Durante a mostra, os idosos demonstraram seus talentos por meio de apresentações de dança, música e poesia. A programação contribuiu com a socialização e a inclusão da pessoa idosa. Espera-se que o projeto Reviva Unati permaneça dentro das atividades oferecidas pela disciplina” destaca.
A disciplina proporciona ações interdisciplinares de extensão acadêmica. “Os estudantes são instigados a pensarem em atividades viabilizadoras da cidadania, sustentabilidade, bem-estar e qualidade de vida, desenvolvendo soft skills essenciais para a formação acadêmica. Ao buscarem conhecer a realidade dos idosos que fazem parte da Unati, os acadêmicos aprendem a pensar em ações que acompanham as necessidades dessa população”, ressalta.
Projetos desenvolvidos ao longo do semestre
De acordo com a professora Luane, no decorrer do semestre, as atividades elaboradas pelos alunos da disciplina buscam resgatar memórias afetivas, promover saberes empíricos dos idosos, estimular a cognição, realizar atividades físicas, valorizar a cultura e arrecadar alimentos.
Nesse sentido, a turma está desenvolvendo cinco projetos: “Reviva Unati”, promovendo uma mostra cultural; “Mini-Olimpíadas”, junção de atividades físicas com arrecadação de alimentos e itens de higiene; “Dosiê Unati”, valorizando os saberes adquiridos ao longo da vida dos idosos; “Pet Terapia”, resgatando memórias afetivas, estimulando a adoção de animais e a contribuição com ONGs; “Bingo da Leitura”, auxiliando na cognição, por meio de leitura e troca de livros usados entre os idosos.
Essas experiências de extensão agregam na formação e qualificação acadêmica dos alunos. “O projeto tem contribuído com o processo de humanização dos nossos estudantes, tornando-os profissionais habilitados em técnicas pertinentes às suas profissões e, sobretudo, conectados com a realidade da comunidade”, completa Luane.
------------
Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br