O professor do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Me. Kayê Varaschin Theodorovic, enquanto membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), representou a Coordenação do Curso de Odontologia em encontro promovido pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR) no dia 14 de abril, em Curitiba.
O encontro contou com a participação de coordenadores e professores de cursos de Odontologia de Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná, além de representantes da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). O presidente do CRO-PR, doutor Aguinaldo Farias, também esteve presente.
“Dialogamos sobre o teste de proficiência para os cursos de Odontologia proposto pelo CRO-PR e que coloca o Estado do Paraná como pioneiro. Também ponderamos sobre como o CRO pode colaborar com o ensino superior na área da Odontologia. O momento contribuiu para aproximar o CRO da academia, bem como para o delineamento conjunto de projetos para melhorar a educação no Paraná”, conta o professor.
Para Kayê, as reuniões promovidas pelo Conselho Regional oportunizam uma valiosa troca de experiências. “O projeto piloto de um teste de proficiência voltado à profissão surgiu de reuniões anteriores, entre coordenadores de cursos de graduação e representantes do CRO-PR. A proposta já contou com a participação de mais de 60% dos acadêmicos de Odontologia do Estado do Paraná, podendo chegar também ao Conselho Federal de Odontologia”, conta.
A coordenadora do curso de Odontologia do UNIDEP, professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, destaca que a proximidade entre coordenadores de cursos de graduação e o CRO-PR é uma marca da categoria, que prima pela ética em toda a jornada de formação dos futuros profissionais.
“O CRO é o Conselho que nos rege e orienta em toda caminhada profissional. Não podemos atuar sem o registro no Conselho. Essa proximidade oportuniza que os nossos alunos vejam o Conselho como um aliado na luta pela valorização profissional, e também no cuidado aos cursos de graduação e pós-graduação, pois todas as especializações só acontecem com a certificação do órgão. Portanto, este vínculo direciona o profissional em sua jornada formativa e atuação”, completa Christiana.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Assessoria de Imprensa do CRO-PR
Contato: agencia@unidep.edu.br