Lançamento do livro “Árvores solitárias que encontramos pelo caminho” aconteceu no hall do Bloco A, simbolizando o lugar onde Jozieli Cardenal foi acadêmica e, hoje, atua como professora
26/4/2022
Compartilhe
Na noite do dia 13 de abril, o hall do Bloco A recebeu o lançamento do livro “Árvores solitárias que encontramos pelo caminho”, de autoria da professora e egressa do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Ma. Jozieli Cardenal. Publicado recentemente pela Editora Patuá, o livro traz 56 crônicas e propõe uma leitura íntima e movente. Na ocasião, docentes do UNIDEP, Reitoria e egressas do curso de Publicidade e Propaganda compartilharam com o público suas leituras de crônicas que compõem a coletânea, o que fez do lançamento um momento repleto de emoção e afeto.
A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enalteceu que os professores da Instituição transitam por diferentes áreas do conhecimento, bem como pela arte e literatura. Para ela, esse movimento reforça a potência da Educação e inspira a comunidade acadêmica. “Muitas vidas se transformam pela Educação e a Jozieli é um exemplo vivo disso. Esse exemplo nos inspira e, com certeza, nos torna mais fortes para seguirmos lutando nesse caminho da Educação”, completa.
Em seu livro, Jozieli oportuniza ao leitor um passeio por histórias/estórias que se misturam às memórias de quem as lê. “As Árvores são as pessoas, pois cada um de nós, a sua maneira, possui e preserva diferentes modos de solidão (mesmo que envolto na multidão). Ainda assim, nos enxergamos no mundo a partir das histórias partilhadas ou construídas, em uma eterna solitude em comunhão. Essas “árvores” também representam as mulheres que fazem parte das nossas vidas e que sustentam nossa existência”, pontua Jozieli.
O texto de orelha da obra, escrito pela professora do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ma. Rosangela Aparecida Marquezi, apresenta o livro da seguinte forma: “podemos dizer que Jozieli, ao transformar ‘lembranças em palavras’, nos apresenta uma espécie de microcosmo de nossa sociedade, mas, além disso, nos propicia uma viagem sensorial ao nosso íntimo, não com o objetivo de nos dar respostas, mas de nos levar a descobrir que as Árvores solitárias que encontramos pelo caminho podem nos ajudar nas travessias”, afirma.
A autora
Jozieli Cardenal é jornalista e professora universitária, mestra e doutoranda, em que estuda a participação das mulheres no desenvolvimento local. Por transitar entre os universos do jornalismo, da publicidade e da pesquisa acadêmica, lapidou, ao longo dos anos, a sensibilidade de escrever, a mesma que a fez cronista desde a infância. Publica em jornais, revistas e blogs. “Árvores solitárias que encontramos pelo caminho” é o seu primeiro livro, e pode ser adquirido no site da Editora Patuá, aqui.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]