Egressa também da primeira turma do Semear, Eliziane Andolhe unirá a docência e a Psicologia em seu estudo de Mestrado
22/7/2022
Compartilhe
A professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Eliziane Andolhe, foi aprovada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, na linha de pesquisa “Língua e Cognição: Representação e Processamento da Linguagem”. Sua orientadora será a professora Dra. Claudia Finger Kratochvil e sua pesquisa versa pela temática “Identidade docente: uma proposta de construção em instituição privada de Ensino Superior”.
Segundo Eliziane, sua pesquisa aborda a formação da identidade do professor, que é construída por concepções sócio-históricas, contexto em que teoria e prática são indissociáveis. “Percebo que essa relação constrói-se com base na significação social, de suas tradições e também no fluxo histórico de suas contradições. Para tanto, a profissão docente, bem como outras profissões, surge num contexto como resposta às necessidades postas pelas sociedades, constituindo-se num campo organizado de saberes, normas e valores”, destaca.
Eliziane explica que a pesquisa oportunizará que profissionais da docência reflitam sobre sua prática. “Ingressar no Mestrado representa um sonho em processo de realização, sempre tive o desejo e a aspiração de cursá-lo, quem já fez ou deseja fazê-lo entende bem o que estou falando. Sei que será uma fase de construção e reconstrução, enquanto pessoa e profissional. Tenho muito orgulho de dizer que “serei mestra”, mais orgulho ainda de dizer que o UNIDEP, fez e faz parte da realização desse sonho!”, enaltece.
A professora Eliziane é egressa do UNIDEP. Possui especialização em Gestão de Pessoas e está finalizando outra pós-graduação, em Avaliação Psicológica, também pelo UNIDEP. Atuou com Gestão de Pessoas e Recursos Humanos e também volta-se à área de orientação profissional. Ela também foi responsável técnica pelo Serviço de Psicologia do UNIDEP durante quatro anos, supervisionando os estágios de toda graduação. Atua em clínica na abordagem psicanalítica (sua inspiração e paixão).
No último semestre, Eliziane viveu sua primeira experiência como docente, lecionando no curso onde se graduou. Ela também é egressa da primeira turma do Semear - Programa de Desenvolvimento de Identidade Docente do UNIDEP, que insere acadêmicos e egressos em capacitações voltadas à formação docente. Atualmente, ela leciona em disciplinas de processos grupais, orientação profissional, psicologia e família, além de estágios em clínica, avaliação psicológica e diagnóstico e intervenções.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]