O professor Me. Ricardo Bertoncello agora coordena a Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do CREA-PR
9/2/2023
Compartilhe
O coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), professor Me. Ricardo Bertoncello, foi eleito coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). Além da coordenação da Câmara no Paraná, ele representa o CREA-PR na Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Ricardo é docente do UNIDEP há 12 anos, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua como conselheiro desde 2020. “Os mandatos de conselheiro têm três anos, podendo ser prorrogados por mais três. Agora estou no primeiro ano do meu segundo mandato, que vai de janeiro de 2023 até dezembro de 2025. Nesses três anos, já participei da Comissão de Educação e Atribuição Profissional, Comissão de Renovação do Terço e Comissão de Avaliações e Perícias. Fui coordenador-adjunto da Comissão de Avaliações e Perícias em 2023 e fui, durante dois anos consecutivos, coordenador-adjunto da CEEE, até assumir a coordenação da Câmara”, conta.
Segundo o professor, a CEEE responde hoje por 15.593 profissionais, distribuídos em 275 dos 399 municípios do Paraná, além de 4.044 empresas registradas em 297 municípios. “O CREA-PR é composto por seis Câmaras Especializadas que representam as grandes áreas da Engenharia e Agronomia. Ser eleito coordenador da Câmara Especializada da minha modalidade é, antes de tudo, uma honra e uma conquista pessoal e profissional. Com toda certeza, o ano será de muito trabalho, desafios e responsabilidade. Agradeço aos conselheiros que, por aclamação e de forma unânime, confiaram seu voto para que eu possa representá-los. Também agradeço ao UNIDEP, por todo apoio”, destaca.
As Câmaras Especializadas são os órgãos dos Conselhos Regionais encarregados de julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização pertinentes às respectivas especializações profissionais e infrações do Código de Ética. “Das seis Câmaras especializadas do CREA-PR, a CEEE é a única cujo coordenador e coordenador-adjunto são representantes de Instituição de Ensino. As demais são coordenadas por representantes de entidades de classe. Isso reforça a importância do olhar do Conselho para a academia, em que atuamos, de forma muito participativa, nos debates sobre os rumos da educação em Engenharia, tendo acesso ao que existe de mais atual nesta área do conhecimento. Isso, sem dúvidas, traz benefícios aos nossos alunos”, enfatiza o professor.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]