A professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima esteve entre os convidados do IV Congresso da Sociedade Odontológica Brasileira de Acupuntura
19/10/2023
Compartilhe
A coordenadora do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, esteve entre os convidados do IV Congresso da Sociedade Odontológica Brasileira de Acupuntura, realizado em 23 de setembro, em Uberlândia, Minas Gerais. A programação foi promovida pela Sociedade Odontológica Brasileira de Acupuntura (SOBA).
Na ocasião, a professora Christiana participou da mesa-redonda intitulada “A importância das Práticas Integrativas e Complementares”, debate que contou também com a participação de Bruna Rodrigues Malho, Edson Tanaka, Josie Resende Torres da Silva e Regina Martins de Oliveira Netto.
A participação de Christiana na mesa-redonda contempla sua atuação docente e profissional, uma vez que ela trabalha com Acupuntura e Laserterapia. “A especialidade de Acupuntura foi firmada em resolução de 2015, mas é pouco difundida. Esse grupo, SOBA, firma-se como divulgador do método, que, embora apresente resultados promissores, ainda tem sido coadjuvante em diagnósticos e tratamentos de alterações bucais e disfunções temporomandibulares”, comenta a professora.
Christiana enaltece o potencial da disseminação de práticas integrativas complementares, bem como as oportunidades de aprendizado dos acadêmicos do UNIDEP, que podem conhecer e experienciar a Acupultura durante a graduação. “Esse posicionamento da SOBA, em fortalecer a Acupuntura na Odontologia, oportuniza a construção de conhecimento e a troca de experiências, o que também chegará aos nossos alunos e professores. No UNIDEP, nossos acadêmicos têm a possibilidade de adentrar neste mundo por meio das disciplinas eletivas”, completa.
No Brasil, a Acupultura vem sendo cada vez mais praticada, em diversas especialidades da Saúde. No Sistema Único de Saúde (SUS), integra uma lista de 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICS), isto é, tratamentos com recursos terapêuticos baseados em conhecimentos milenares. São práticas com foco na prevenção e promoção da saúde de maneira complementar, por meio do combate a dor, redução do estresse e aumento do bem-estar.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]