Curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) foi ofertado pela Afya Educacional e ministrado por instrutores do Instituto do Coração (Incor)
5/11/2021
Compartilhe
Uma comitiva formada por docentes do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), que atuam nos cursos da área da Saúde, especialmente Enfermagem e Medicina, participaram de um curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), ofertado pelo Grupo Afya Educacional e ministrado no Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos (ITPAC), localizado em Palmas (TO). A formação ocorreu nos dias 16 e 17 de outubro e teve como instrutores profissionais do Instituto do Coração (Incor), de São Paulo (SP), que seguiram protocolos da American Heart Association.
A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, integrou a comitiva e enalteceu a relevância da formação. “Vivenciamos conhecimentos teóricos e práticos embasados em protocolos internacionais atuais. Tanto o suporte básico de vida como o suporte avançado de vida são trabalhados com os nossos alunos na graduação, pois, para ser enfermeiro, há a necessidade de conhecer sobre esses assuntos e saber atuar quando se deparar com situações de risco de morte, o que fará a diferença no momento de salvar uma vida”, enfatizou.
Além de Gisele, os docentes do UNIDEP que participaram da formação foram: Analice Horn Spinello, Flavio Sbardelotto, Leocádia Brufati, Lia Argenton e Jucimar Milan. Para a professora Leocádia, a oportunidade agregou muito em sua caminhada profissional. “O curso nos transformou em profissionais melhores e mais capacitados apara atender toda e qualquer emergência, porém, mais do que isso: iremos repassar esse ensinamento aos nossos alunos, os motivando a serem profissionais cada vez melhores”, disse.
Segundo Leocádia, os assuntos abordados contemplaram o cuidado avançado ao paciente em cardiologia, tipos de alterações em eletrocardiogramas, paradas cardiorrespiratórias, práticas de suporte básico de vida, suporte avançado, entre outros. “Além do atendimento correto e ágil, buscamos formar profissionais capacitados e que promovam a humanização, mesmo em casos de emergência, atuando junto com sua equipe de forma organizada, mantendo a calma, respeitando limites e desenvolvendo competências necessárias para um melhor atendimento”, completou.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]