Notícias
Enfermagem

Docentes do UNIDEP participam de formação em Palmas (TO)

Compartilhe

Uma comitiva formada por docentes do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), que atuam nos cursos da área da Saúde, especialmente Enfermagem e Medicina, participaram de um curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), ofertado pelo Grupo Afya Educacional e ministrado no Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos (ITPAC), localizado em Palmas (TO). A formação ocorreu nos dias 16 e 17 de outubro e teve como instrutores profissionais do Instituto do Coração (Incor), de São Paulo (SP), que seguiram protocolos da American Heart Association.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, integrou a comitiva e enalteceu a relevância da formação. “Vivenciamos conhecimentos teóricos e práticos embasados em protocolos internacionais atuais. Tanto o suporte básico de vida como o suporte avançado de vida são trabalhados com os nossos alunos na graduação, pois, para ser enfermeiro, há a necessidade de conhecer sobre esses assuntos e saber atuar quando se deparar com situações de risco de morte, o que fará a diferença no momento de salvar uma vida”, enfatizou.

Além de Gisele, os docentes do UNIDEP que participaram da formação foram: Analice Horn Spinello, Flavio Sbardelotto, Leocádia Brufati, Lia Argenton e Jucimar Milan. Para a professora Leocádia, a oportunidade agregou muito em sua caminhada profissional. “O curso nos transformou em profissionais melhores e mais capacitados apara atender toda e qualquer emergência, porém, mais do que isso: iremos repassar esse ensinamento aos nossos alunos, os motivando a serem profissionais cada vez melhores”, disse.

Segundo Leocádia, os assuntos abordados contemplaram o cuidado avançado ao paciente em cardiologia, tipos de alterações em eletrocardiogramas, paradas cardiorrespiratórias, práticas de suporte básico de vida, suporte avançado, entre outros. “Além do atendimento correto e ágil, buscamos formar profissionais capacitados e que promovam a humanização, mesmo em casos de emergência, atuando junto com sua equipe de forma organizada, mantendo a calma, respeitando limites e desenvolvendo competências necessárias para um melhor atendimento”, completou.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

Ver álbum completo