Notícias
Psicologia

Egressa de Psicologia cursa Mestrado em Filosofia

Compartilhe

A egressa do curso de Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Débora Fátima Gregorini, foi aprovada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, na linha de pesquisa “Ética e Filosofia Política”. Sob orientação do professor Dr. Claudinei Aparecido de Freitas da Silva, ela pesquisará perspectivas apresentadas pela filósofa francesa Simone de Beauvoir.

“A pesquisa busca estudar uma possível justificação da existência feminina por meio do amor, analisando posturas inautênticas demonstradas por Simone de Beauvoir na obra Moral da Ambiguidade, tencionando com sua obra mais famosa: O Segundo Sexo. Percebi a importância deste tema quando verifiquei que muitas mulheres que atendo em psicoterapia trazem o amor como ponto central de suas vidas. A partir disso, busco compreender como isso se dá na construção do ser-mulher, para poder também aprimorar meu trabalho clínico”, conta Débora.

Segundo ela, foi durante a graduação que iniciou o seu interesse em estudar filosofias existenciais de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, autores que estiveram presentes em suas análises clínicas e estágios que fez durante a graduação. “A maior contribuição do UNIDEP para que eu chegasse até o Mestrado foi o contato com professores que me apresentaram a filosofia de Sartre e de Simone de Beauvoir, e que me ajudaram na revisão do projeto de pesquisa que submeti ao PPGFil, em especial a professora Flávia Ferri”, destaca.

A egressa evidencia a importância do Mestrado em sua jornada. “Para mim o Mestrado representa uma oportunidade de aprofundamento teórico em um tema que me interessa muito, e também um campo rico para a construção de relações pessoais e profissionais, um lugar para se conhecer muitas formas diferentes de enxergar o mundo. Representa ainda a porta de entrada para a carreira na docência, que pretendo trilhar no futuro”, salienta.

Débora concluiu a graduação em 2019. Atua há 3 anos como psicóloga clínica, atendendo adultos sob uma perspectiva fenomenológico-existencial. Nesse período, fez cursos livres voltados à Psicoterapia Existencial, participou de grupos de estudos sobre Sartre e Simone de Beauvoir, e concluiu uma Formação em Daseinsanálise.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo