Danielly Uliana Marafon viveu dez dias de imersão na Amazônia, dedicando-se ao trabalho voluntário na comunidade de Canabuoca II, na Amazônia
18/9/2024
Compartilhe
A egressa do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Danielly Uliana Marafon, participou de uma expedição voluntária na Amazônia, entre os dias 21 e 31 de agosto. A ação foi promovida pelo Instituto UNA, do Rio Grande do Sul, e teve como objetivo oferecer suporte a comunidades ribeirinhas de difícil acesso, levando atendimento médico, odontológico e recreativo para os moradores locais.
A comunidade de Canabuoca II, localizada em Manacapuru e com cerca de 300 habitantes, foi o destino do grupo de 25 voluntários de diversas regiões do Brasil. Profissionais e estudantes de diferentes áreas, como Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Medicina, Odontologia e Psicologia uniram esforços para melhorar a infraestrutura da comunidade e promover atividades recreativas com as crianças locais. Danielly integrou a equipe de apoio, atuando na viabilização de melhorias para a comunidade, bem como nas atividades educativas e recreativas para as crianças.
"Foi uma experiência transformadora, poder vivenciar a rotina dessas pessoas e servir a comunidade foi uma honra. Fomos bem recebidos e o impacto que essa ação teve para eles foi muito significativo," comentou Danielly, destacando o desejo de conhecer a realidade da Amazônia além do olhar de turista. Ela destacou que a expedição lhe proporcionou não só a oportunidade de ajudar, mas também de viver e aprender sobre a cultura local.
Durante os dias de expedição, Danielly dedicou-se a atividades diversas, como a coleta de madeira e o auxílio nas construções necessárias para a comunidade. Além disso, participou diretamente das ações recreativas com crianças de diferentes idades, criando um ambiente lúdico e educativo com brincadeiras como origami, jogos de soletração, torta na cara e outras dinâmicas. “O desenvolvimento das crianças é diferente do que vemos em nosso dia a dia, devido ao difícil acesso a materiais e às condições locais. Mesmo com essas limitações, o envolvimento delas foi incrível,” comentou a egressa.
Para Danielly, a formação no UNIDEP, especialmente no curso de Estética e Cosmética, foi fundamental para despertar a responsabilidade social e o voluntariado. “Na Estética, aprendemos a ouvir e a servir, sempre com foco no bem-estar das pessoas. Esse aprendizado foi essencial para minha participação nesse projeto de voluntariado, me ajudando a desenvolver empatia e um compromisso social ainda maior,” explicou.
Ela já possui um histórico de envolvimento com atividades voluntárias, participando ativamente de projetos no Grêmio Estudantil, durante o Ensino Médio, e nas semanas acadêmicas de Estética e Cosmética do UNIDEP. A atuação de Danielly na Amazônia exemplifica o compromisso da Instituição em formar profissionais engajados socialmente e conscientes de seu papel no mundo.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Contato: [email protected]