4/4/2020
Compartilhe
A área da Comunicação é abrangente, em que os alunos e egressos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) podem atuar em diversos contextos profissionais. Um exemplo é a carreira acadêmica, por meio de cursos de pós-graduação Stricto sensu, caminho escolhido por Caroline Vieira Neves, concluinte de 2017 e que está seguindo para o último ano do Mestrado em Desenvolvimento Regional, ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco.
No Mestrado, Caroline está dando sequência a uma temática que se aproxima aos estudos iniciados ainda na graduação e que tiveram sequência na sua especialização. “Estou estudando a Literacia Digital dos professores de Português no Ensino Médio. O objetivo é identificar e caracterizar as relações entre a apropriação do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e a metodologia de ensino de professores da rede pública de Pato Branco, no que tange a leitura, a escrita e a oralidade”, conta.
Ela conta que a caminhada até o Mestrado iniciou na disciplina de Projeto Experimental, quando ela e seu grupo desenvolveram um artigo e um vídeo institucional voltado ao uso de tablets educacionais no Ensino Fundamental. Depois, na pós-graduação, o tema escolhido para o trabalho de conclusão de curso abordou as mídias digitais. “Nosso modo de pensar, agir, consumir e aprender também mudou nesse processo de inserção da tecnologia na sala de aula, e isso reflete principalmente nos jovens, que estão cada vez mais conectados em seus celulares, organizando suas redes sociais e procurando informações”, destaca.
Por cursar um Mestrado interdisciplinar, Caroline enfatiza a relação da sua dissertação com a área da Comunicação Social. “O foco no crescimento profissional me fez continuar a estudar, para que eu possa seguir me aperfeiçoando intelectualmente, abrindo novos horizontes e construindo sobre novos saberes, uma vez que a Comunicação oportuniza que eu transite por vários temas da sociedade contemporânea”, enfatiza Caroline, que permanece em contato com o curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP, participando do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (GEPCOM).
O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP, professor Me. Claudio Müller, enaltece a trajetória de Caroline e o potencial da carreira acadêmica com foco na pesquisa. “Incentivar a construção do conhecimento e a pesquisa acadêmica é um dos compromissos do UNIDEP, o que também acontece no curso de PP. É uma alegria acompanhar a caminhada dos nossos egressos e termos a certeza de que os mesmos estão construindo novos saberes e, assim, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade”, completa.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br // (46) 3220-3015