5/6/2020
Compartilhe
O curso de Nutrição do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está celebrando a conquista da egressa e docente Ma. Graciela Caroline Gregolin, que foi aprovada recentemente no Doutorado do Programa de Pós-Graduação de Nutrição em Saúde Pública (PPGNSP), da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). A linha de pesquisa na qual a professora Graciela foi aprovada, estuda intervenções e políticas públicas em alimentação e nutrição.
O tema do projeto de pesquisa submetido por Graciela envolve a dieta sustentável na alimentação escolar. “A urgência desse tema fica evidente quando são levados em consideração os impactos na saúde, ambiente, economia, sociedade e cultura, ocasionados pelo sistema agroalimentar predominante no Brasil e no mundo. Meu projeto de pesquisa teve como objetivo elaborar uma escala de sustentabilidade para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a qual possibilitará diagnosticar práticas de alimentação escolar que favoreçam a sustentabilidade, reconhecer os facilitadores e limitadores do PNAE com vistas a aprimorar o aspecto sustentável dessa política pública”, explica.
Egressa e docente do curso de Nutrição do UNIDEP, Graciela avalia sua trajetória até o doutorado. “Acredito que a minha trajetória, desde a graduação, em que sempre estive envolvida com atividades de extensão, pesquisa, ensino e participação em eventos científicos, contribuiu muito para que eu chegasse até o doutorado, eu entendo isso como um processo de evolução e amadurecimento, sobretudo enquanto pesquisadora. A docência proporciona vivências extraordinárias junto aos acadêmicos, a cada aula, a cada orientação de pesquisa e de iniciação científica, eu me sinto mais preparada, confiante e entusiasmada para me dedicar ao doutorado”, ressalta.
Em relação à pesquisa científica, Graciela desenvolve artigos, projetos e pesquisas com os acadêmicos do curso de Nutrição e com colegas do mestrado. “A minha área de pesquisa é Saúde Coletiva, a qual inclui Políticas Públicas, Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentação Escolar, Agricultura Familiar, Epidemiologia Nutricional, Educação Alimentar e Nutricional e Nutrição Materno-Infantil. Além disso, sigo com pesquisas e publicações de artigos com colegas ainda do mestrado, principalmente sobre sustentabilidade, desenvolvimento rural, agricultura familiar e alimentação escolar”, conta.
Segundo ela, seguir na carreira acadêmica é mais do que um propósito profissional. “A docência, para mim, é mais do que uma profissão, é uma missão, algo que faço com muita dedicação, motivação, empatia e carinho. E o doutorado é um sonho, que, com toda certeza, vai me capacitar ainda mais para o desafio de educar. Não foi uma decisão fácil, pois fazer um doutorado exige algumas renúncias e muita resiliência, mas tenho certeza que tomei a decisão certa, serão quatro anos de ótimas experiências”, enaltece Graciela.
------------
Matéria: Cristiane Fernanda Dorigon, acadêmica do 7° período de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br