O curso de Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) integralizou a primeira turma em agosto de 2023. Apesar da trajetória recente, o curso tem confirmado a excelência profissional preconizada em todas as etapas da graduação, o que resultou no conceito 5, a nota máxima na avaliação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, alunos da primeira turma estão colocando-se no mundo do trabalho em funções de destaque, atuando em clínicas, empreendendo e, inclusive, sendo aprovados em concursos públicos.
Alexandra Delfis de Lemos ainda estava na faculdade, estudando no 7º período, quando foi aprovada no concurso público da Secretaria Municipal de Realeza (PR), vaga que ela assumiu em fevereiro de 2024. “Ser aprovada ainda na graduação me deixou muito feliz. Os estágios em saúde coletiva foram fundamentais para o meu desempenho, pois conheci os atendimentos prestados na saúde pública e o funcionamento do SUS. Tive o prazer de fazer estágio em unidades básicas de saúde de Pato Branco, onde fui acolhida e aprendi muito”, conta.
Ela enaltece a importância de ter experienciado uma graduação que uniu teoria e prática, oportunizando vivências no Sistema Único de Saúde (SUS). “Poder participar da comunidade, estar em escolas, creches e UBSs, foi um grande diferencial. Tive uma visão humanizada da profissão e decidi seguir esse caminho, contribuindo com a saúde pública. Nesse sentido, o UNIDEP foi um divisor de águas na minha vida, me oportunizou aprender em uma ótima estrutura e com professores essenciais, que contribuíram na minha formação profissional e pessoal”, frisa.
Também egresso da primeira turma do curso de Odontologia, Guilherme Benini soma 13 aprovações em concursos públicos, boa parte delas ocorridas ainda na graduação. Hoje, ele atua na Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Jordão (PR). “As práticas vividas na graduação foram superimportantes para o atendimento que realizo hoje. Procedimentos que realizei diversas vezes na faculdade, como cirurgias, restaurações, acessos endodônticos e diagnósticos patológicos, são realizados frequentemente no âmbito do SUS”, destaca.
A coordenadora do curso de Odontologia, Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, enfatiza que a formação oportunizada pelo UNIDEP instiga o acadêmico a resolver casos clínicos reais, por meio de metodologias ativas, o que possibilita o bom desempenho profissional dos egressos. “O nosso aluno aprende de forma crítica e transformadora, buscando a excelência baseada em evidências práticas. O cirurgião dentista não pode parar de atualizar-se, tampouco de estudar, por isso conduzimos o aluno a desenvolver esse protagonismo”, salienta.
Christiana ressalta que a formação humanizada preconizada pelo UNIDEP perpassa pela Clínica Escola, projetos de extensão e estágios no SUS. “O Brasil tem necessidade de cirurgiões dentistas que trabalhem além das paredes do seu consultório. Portanto, precisamos, cada vez mais, de profissionais dispostos a contribuir com a saúde bucal da população, voltando-se a pacientes com características culturais e sociais diversas, enxergando o indivíduo em sua totalidade. Assim, estamos formando profissionais e cidadãos, que contribuem com a população de forma genuína”, completa.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]