Notícias
Medicina

Em doutorado, professora pesquisa restauração ecológica

Compartilhe

A professora do curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Adrieli Signorati, concluiu o doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (PPGCB/UEL), na linha de pesquisa “Biodiversidade e Conservação em Habitats Terrestres”. Com orientação do professor Dr. José Marcelo Domingues Torezan e co-orientação do professor Dr. Fernando Campanhã Bechara, ela defendeu a tese intitulada “Avaliação da potencialidade do uso de diferentes técnicas de restauração ecológica”.

Adrieli conta que o trabalho foi na área de restauração florestal e consistiu em dois capítulos, visando avaliar o potencial de diferentes técnicas de restauração em um experimento com três e dez anos. “O objetivo foi testar a hipótese geral de que, se aplicadas nas mesmas condições iniciais e com a mesma paisagem envolta, estas técnicas tendem a produzir resultados semelhantes ao longo do tempo”, explica.

A professora e pesquisadora ressalta que a restauração florestal não é apenas uma questão ambiental, mas também está intrinsecamente ligada ao bem-estar humano e à sustentabilidade global. “A perda de florestas e a degradação dos ecossistemas florestais representam ameaças significativas, e a restauração é fundamental para reverter esses impactos negativos. Escolhi essa temática, pois, sempre me identifiquei e gostei da área ambiental. Inclusive, no Mestrado já segui uma linha voltada ao meio ambiente”, salienta.

Docente do curso de Medicina do UNIDEP desde 2019, no momento Adrieli atua nas disciplinas de Sistemas Orgânicos Integrados II, com ênfase em Anatomia Humana; Sistemas Orgânicos Integrados do 1º ao 5º período, com ênfase na Aprendizagem em Pequenos Grupos (APG) e também com ênfase na Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs).

“O Doutorado foi um marco significativo na minha trajetória acadêmica, profissional e pessoal, pois oportunizou a expansão do meu conhecimento, em que pude aprender a superar os desafios/dificuldades que tive ao longo dessa trajetória. Também foi uma forma de ganhar mais experiências e habilidades na área do ensino e da pesquisa. Considero que todo esse caminho percorrido, até agora, vem agregando positivamente em vários aspectos da minha vida e espero que venha a contribuir ainda mais” completa a professora.

Adrieli é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos. Mestre em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Ambiente e Sustentabilidade, também pela UTFPR, Campus Pato Branco. Atuou como professora colaboradora na UTFPR, Campus Dois Vizinhos, lecionando nos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Agronomia. Foi bolsista de extensão da Fundação Araucária e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo