A egressa do curso de Engenharia Civil e colaboradora do UNIDEP, Djuliana Antonia Ribas, concluiu o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), da UTFPR – Campus Pato Branco
12/9/2023
Compartilhe
A egressa do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Djuliana Antonia Ribas, concluiu o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com o título “Comparação de Modelagem SWMM Com Observação de Módulos Experimentais de Pavimentos Permeáveis (Tipo C)”, sua pesquisa integrou a linha de pesquisa “Meio Ambiente: Tecnologia Ambiental no Ambiente Construído”, e foi desenvolvida sob orientação do professor Dr. Cesar Augusto Medeiros Destro.
Engenheira, Djuliana também atua como coordenadora de Obras e Manutenção do UNIDEP. Ela explica que sua pesquisa de Mestrado versou sobre a modelagem computacional de sistemas de drenagem urbana sustentável (pavimento permeável). “Com o desenvolvimento de novas alternativas sustentáveis para o setor de drenagem urbana, existem lacunas quanto ao comportamento, desempenho e eficiência de suas aplicações, quando aplicados para o controle do escoamento superficial de águas pluviais nos centros urbanos”, esclarece.
Ela ressalta que a modelagem computacional do software EPA-SWMM permite projetar e analisar cenários de gestão de águas pluviais, auxiliando no planejamento e controle do escoamento superficial, bem como de alagamentos, enchentes e inundações. “A drenagem urbana impacta diariamente a sociedade, a economia e o meio ambiente. Portanto, entender essas consequências e como minimizar seus impactos, é desafiador e gratificante”, salienta.
Segundo Djuliana, entre os principais resultados da sua pesquisa está o desenvolvimento de três modelos computacionais de pavimento permeável no SWMM, sendo estes comparados com experimentos in loco. “As métricas estatísticas sugerem resultados satisfatórios de calibração e validação. Ou seja, os modelos computacionais chegaram muito próximos dos modelos reais observados”, destaca.
O tema de sua pesquisa de Mestrado acompanha Djuliana desde a graduação, jornada em que a iniciação científica foi estimulada pelos professores do UNIDEP. “O meu tema de TCC também foi drenagem urbana sustentável, quando foi desenvolvido um sistema de drenagem complementar para sistemas de rede pública de drenagem. A pesquisa desenvolvida durante o Mestrado complementa o estudo do TCC, pois, com a modelagem, é possível avaliar se o sistema desenvolvido durante a graduação é realmente eficiente. Na graduação, participei de projetos de pesquisa, publicações de artigos e da disciplina de Oficinas Integradas, que estimula o desenvolvimento de pesquisadores”, enfatiza.
Durante a graduação em Engenharia Civil no UNIDEP, Djuliana desenvolveu pesquisas relacionadas a drenagem urbana e sustentabilidade, participando também de projetos de extensão na área de empreendedorismo e inovação. Já na área profissional, desenvolve projetos de edificação, execução de obras e planejamento de redes de drenagem de águas pluviais urbanas e rurais. Atualmente, é colaboradora do UNIDEP, coordenando o Setor de Obras e Manutenção. Também atua em projetos de pesquisa e coorientação de TCCs no curso de Engenharia Civil da IES.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br