Marilis Dambroski dedica-se à carreira acadêmica e cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR – Campus Pato Branco
26/1/2023
Compartilhe
A egressa do curso de Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Marilis Dambroski, realiza Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na linha de pesquisa “Regionalidade e Desenvolvimento”. Sob orientação da professora Dra. Hieda Maria Pagliosa Corona, ela está desenvolvendo a pesquisa intitulada “Juventude rural na agricultura familiar: diversidades, situações e perspectivas de vida”. Sua qualificação está prevista para o mês de março.
“A juventude rural é um tema já abordado por diversos autores, porém, surgem questionamentos que demandam profundidade, como, por exemplo: o que é ser jovem nos espaços rurais? Como se configuram esses espaços a partir das vivências das (os) jovens em suas relações com a sociedade e natureza? Como as vivências da juventude rural apontam para as diversidades de situações de resistências ao modelo hegemônico de desenvolvimento? A identidade e a construção social refletem os interesses desses jovens em sair, permanecer ou voltar ao meio rural?”, pontua Marilis.
Ela conta que a escolha da temática atravessa sua história de vida. “Meus pais vieram da área rural do Distrito do Rio da Prata, onde meus familiares maternos e paternos residem até hoje. Foram muitas as idas e vindas durante a minha infância e posteriormente na juventude em convivência com os jovens daquela localidade. Em conversas com familiares e pessoas próximas, e observações, fui percebendo que os jovens estão cada vez mais em conexão com o urbano, alguns saindo para trabalhar, estudar, mas retornando ao local de origem e outros saindo definitivamente e construindo suas vidas nas cidades. Esses fatos mobilizaram meus interesses acadêmicos. Minha intenção com esta pesquisa é compreender a concepção de identidade dos jovens rurais e o que está envolvido nessa conexão com o urbano”, destaca.
Ela conta que sua vocação para a pesquisa foi estimulada na faculdade. “Minha paixão pela pesquisa foi despertada na graduação, pois foi durante o estágio de pesquisa que realizei minha primeira pesquisa de campo. Também participei de vários eventos de Psicologia como ouvinte. Em 2022, tive o privilégio de participar do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (GEPMAT) do UNIDEP, onde vivenciei muitos aprendizados e partilhas”, conta.
Marilis também evidencia a importância de outros grupos de estudos para a sua caminhada acadêmica. “No primeiro ano após formada, busquei por grupos de estudos e fui convidada a participar de um projeto de extensão da UTFPR - Campus Curitiba, sobre leituras de Lev Vygotsky. Por este grupo tive meu primeiro trabalho publicado. Posteriormente, entrei no Grupo de Pesquisa Ariadne - Rede de estudos da diversidade social e ambiental da UTFPR - Campus Pato Branco, o qual me abriu novos horizontes. A partir dele pude perceber que a Psicologia pode ser inserida em vários espaços e por outras perspectivas não tradicionais”, salienta.
Durante a faculdade, Marilis estagiou na Prefeitura de Pato Branco, junto ao Serviço Social de Saúde. Entre 2021 e 2022, atendeu em uma clínica multiprofissional e ocupou a cadeira de Psicologia no Conselho de Assistência Social de Pato Branco. Atualmente, representa o Conselho Regional de Psicologia (CRP) na Comissão Setorial da Região Sudoeste e atua como representante do PPGDR na Comissão de Saúde Mental da UTFPR - Campus Pato Branco. Possui duas especializações nas áreas de Neuropsicopedagogia e Psicologia Escolar. “A trajetória acadêmica exige disciplina e paciência. Almejo ser professora, amo a Psicologia e falar sobre ela é o que me motiva”, completa.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br