Desde a graduação, Adelar Monteiro Barreto já demonstrava interesse por pesquisar temáticas relacionadas aos direitos humanos. Agora, no Mestrado, estudará como o direito à saúde impacta o desenvolvimento regional
21/3/2023
Compartilhe
O egresso do curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Adelar Monteiro Barreto, foi aprovado no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na linha de pesquisa “Regionalidade e Desenvolvimento”. Sob orientação do professor Dr. Marcos Júnior Marini, ele pesquisará a relação entre o direito à saúde e o desenvolvimento regional.
“A pesquisa busca demonstrar a relação entre a promoção do direito à saúde e o desenvolvimento regional, analisando estratégias adotadas pela administração pública, especialmente em municípios de pequeno porte, para superar desigualdades locais e promover o acesso a serviços de saúde públicos. O Brasil possui dimensões continentais e o direito à saúde é protegido de forma ampla. A norma que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS) assegura que ele seja orientado pelos princípios da universalidade, integralidade e equidade, dessa forma, políticas públicas, nacionais e locais, devem preconizar a oferta de um serviço eficiente”, pontua Adelar.
Ele conta que pesquisará estratégias adotadas por municípios das 7ª e 8ª regionais de saúde, que compõem o Sudoeste do Paraná. “Também analisarei a relação das políticas públicas voltadas à saúde e seu desenvolvimento no âmbito econômico, político e social. Meu projeto de pesquisa sustenta-se na contribuição da saúde nas múltiplas escalas do desenvolvimento regional”, destaca Adelar.
Segundo o egresso, que concluiu a graduação em 2016, sua vocação pela pesquisa foi estimulada no UNIDEP. “Comecei a escrever meu TCC ainda no 4º período, sobre infanticídio indígena e direitos de povos originários. O trabalho acabou sendo publicado na revista científica da faculdade. Além disso, sempre recebi apoio e incentivo dos professores, e como resultado, ainda, fui aprovado na OAB durante a graduação. Essa trajetória também me guiou à aprovação no Mestrado, o que é fruto da qualidade do ensino que tive no UNIDEP, que sempre estimulou meu pensamento reflexivo e de pesquisador”, salienta.
Adelar é graduado em Direito pelo UNIDEP, possui pós-graduação em Direito Médico Hospitalar pela Universidade de Araraquara São Paulo (UNIARA). No momento, além do Mestrado na UTFPR, ele cursa pós-graduação em Licitações e Contratos Administrativos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Ele atua como advogado na área Cível, na subárea do Direito Médico.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]