Notícias
Direito

Em Mestrado, professora pesquisou gênero e migrações

Compartilhe

A professora do curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Camila Rocha, defendeu sua dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), no dia 24 de março. Sob orientação da professora Dra. Odisseia Aparecida Paludo Fontana, sua pesquisa intitula-se “Identidades em trânsito: migrações de mulheres sob a perspectiva de gênero, raça e classe”, e integra a linha de pesquisa “Direito, cidadania e atores internacionais”.

Camila estudou migrações sob a perspectiva interseccional, problematizando como questões de gênero, raça, classe e nacionalidade materializam-se em vidas de mulheres imigrantes. “A pesquisa é relevante para todas as mulheres, mas especialmente para as mulheres migrantes, que possuem diferentes desafios e multiplicadas opressões, e que por isso merecem ter suas identidades fortalecidas e valorizadas. Soma-se a isso o protagonismo que as mulheres vêm alcançando nesses movimentos nos últimos anos. Nesses processos cruzam-se formas de subalternização e identidades”, conta.

Além das pesquisas bibliográficas, Camila entrevistou e analisou trajetórias de dez mulheres haitianas, residentes em Pato Branco. As análises atravessaram os seguintes eixos: identidade e família; racismo e discriminação; trabalho e mobilidade social; adaptação e acolhimento. “Pude concluir que, além das fronteiras, sobre os caminhos e processos de adaptação também cruzam-se formas de subalternização, sendo a análise interseccional importante para que sejam reconhecidas as pluralidades e visibilizadas as experiências. Além disso, apesar das adversidades, as mulheres imigrantes haitianas são independentes nos locais sociais em que estão inseridas. Suas identidades, embora em trânsito, com elas permanecem e resistem”, destaca.

Camila enaltece a importância do Mestrado na sua trajetória pessoal e profissional. “Muito além de adquirir conhecimentos e aprofundamento profissional, o Mestrado representou, para mim, um grande crescimento pessoal. A presença na universidade, as diferentes leituras e os conteúdos das disciplinas, as discussões, os relacionamentos com os colegas e com os professores me permitiram ampliar a visão sobre questões importantes, e também construir bases mais sólidas para ingressar na docência, o que sempre idealizei e pretendo seguir”, enfatiza.

No curso de Direito do UNIDEP, Camila leciona disciplinas de Direito Penal e Direito Previdenciário. Ela possui especialização em Direito e Prática Previdenciária pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) e graduação em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Suas áreas e interesses de pesquisa versam sobre Gênero, Feminismos, Migrações, Direitos Humanos, Direito Penal, Poder, Globalização e Previdência Social.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo