Notícias
UNIDEP

Em momento de integração, FADEP aborda aprendizagem ativa e apresenta nova coordenação do curso de Medicina

Compartilhe

A Direção da Faculdade de Pato Branco (FADEP) reuniu ingressantes de 2020-1 e acadêmicos dos 1º e 2º períodos do curso de Medicina para um momento de integração, realizado na manhã desta terça-feira (03/12), quando o professor Daniel Riani Gotardelo, do ITPAC Palmas – TO, ministrou a palestra “Aprimorando o Estudar: a autonomia do aluno no Ensino Superior”. A temática voltada à neuroanatomia instigou reflexões sobre formas inovadoras de aprendizagem e abordou aspectos estudados pela neurociência.

Na oportunidade, o professor Daniel – que coordena do curso de Medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos (ITPAC Palmas), uma nas unidades educacionais do Grupo Afya –  enalteceu diferentes abordagens sobre a maneira como os alunos aprendem, considerando a realidade do Ensino Superior e a educação na área médica no Brasil. Nesse sentido, ressaltou que metodologias inovadoras de aprendizagem ativa são motivadoras e formam profissionais diferenciados.

“Quando estudamos a maneira como o ser humano aprende e evolui, na medida em que constrói conhecimento, aprendemos que as pessoas deixam de ser passivas do processo de ensino e tornam-se protagonistas a partir do momento em que começam a ser autônomas. Por isso, a matriz curricular do Grupo Afya foi pensada numa perspectiva neurobiológica, em que o aluno participa, na prática, da construção do conhecimento, o que vai na contramão do método tradicional de ensino”, evidenciou.

Nova coordenação

Na ocasião, ainda, houve a recepção ao professor Vilson Geraldo de Campos, que estava à frente da Coordenação de Ensino do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN – MG) e, a partir de agora, assume a coordenação do curso de Medicina da FADEP. “O que nos move é a excelência profissional dos médicos que queremos formar. Temos um modelo de ensino inovador, integrado ao que há de mais moderno e atual em termos de aprendizagem, mas, sobretudo, fazemos parte de um grupo de educação médica que prima por uma formação humanizada, para que, cada vez mais, tenhamos médicos junto à comunidade, realizando grandes transformações sociais. É dessa forma que o Grupo Afya trabalha e seguiremos com essa postura aqui na FADEP”, pontuou.

A professora Luisa Patrícia Fogarolli de Carvalho, que coordenou o curso de Medicina da FADEP no último ano, participou do momento e aproveitou para se despedir, enaltecendo a trajetória construída ao lado dos professores e alunos. “Na coordenação do curso de Medicina da FADEP, pude contribuir na construção de um modelo de ensino inovador, para a consolidação de um curso que contribuirá, cada vez mais, para o desenvolvimento da saúde regional. É uma alegria, motivo de orgulho pessoal e profissional”, disse Luisa, que foi responsável pela implantação da nova matriz curricular do curso, baseada em metodologias inovadoras de aprendizagem ativa, a qual está integrada aos demais cursos de Medicina do Grupo Afya.  

A diretora Acadêmica da FADEP, Ornella Bertuol, evidenciou o momento vivido pelo curso de Medicina. “Ao longo de sua história, a FADEP se consolidou justamente por transformar vidas e isso se deve pelo trabalho e dedicação de cada pessoa que fez e faz parte da nossa história. Se somos reconhecidos pela excelência e pela trajetória em diversas áreas do conhecimento, bem como pela nossa atuação na área da Saúde, é porque temos profissionais que sonham conosco, como foi a Luisa e, temos certeza, será o professor Vilson a partir de agora”, enalteceu Ornella.

Conheça o professor Vilson

Vilson Geraldo de Campos é graduado em Medicina, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado em Medicina de Urgência e Emergência e mestrando em Ensino em Saúde pela UNIFENAS-BH. Antes de assumir a coordenação do curso de Medicina da FADEP, era docente do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves- UNIPTAN, da Faculdade de Medicina de Itajubá- FMIT e coordenador de Ensino do curso de Medicina do UNIPTAN. Ainda, diretor Clínico da Santa Casa de Misericórdia da Paróquia de Prados, diretor técnico do Centro de Especialidades Médicas Dr. Nicolau Carvalho Esteves (CEM), médico plantonista da Santa Casa de São João del Rei-MG e médico plantonista da Santa Casa de Misericórdia da Paróquia de Prados-MG.

------------

Matéria e fotos: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP.


Ver álbum completo