Notícias
Reitoria

UNIDEP celebra conclusão da primeira turma do Cursinho Estrelar

Compartilhe

Nesta terça-feira (29/10), aconteceu o encerramento da primeira turma do Estrelar – Cursinho Voluntário e Solidário do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). Cerca de 40 estudantes da Rede Pública de Ensino tiveram dois meses de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Os participantes receberam mais de 90 horas de formação voltadas à resolução de questões nas disciplinas de Biologia, Física, Matemática, Química e Redação.

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, destaca que o Estrelar evidencia o compromisso com o desenvolvimento social preconizado pela Instituição. “Demonstramos, mais uma vez, o quanto os nossos alunos estão preparados para exercer a cidadania, uma vez que foram os tutores dos alunos do Ensino Médio participantes do cursinho. O nosso intuito, a partir da continuidade do Estrelar, é que os participantes possam seguir acreditando na importância da Educação para oportunizarem um futuro melhor para si mesmos e suas famílias”, destaca.

A professora dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia do UNIDEP, Dra. Gisele Costa Duarte, idealizadora e coordenadora do Estrelar, avalia a realização da primeira turma do Cursinho. “Agregamos muito conhecimento, tanto para os alunos do UNIDEP quanto para estudantes do Ensino Médio, que estão mais preparados para prestarem o Enem e outros vestibulares. Participar da idealização e execução de um cursinho voluntário é muito gratificante e edifica a nossa missão enquanto professores”, cita.

Para Jean Pierre Slaviero Ribeiro, aluno do 6º Colégio da Polícia Militar do Paraná, participar do Estrelar foi uma experiência significativa. “Também me ajudou a decidir qual graduação pretendo trilhar. Agora estou mais preparado para o Enem e vestibulares, foi um aprimoramento muito importante”, destacou.

Maria Eduarda Tesser, aluna do 6º Colégio da Polícia Militar do Paraná, evidencia que foi gratificante participar do Estrelar. “Hoje tenho mais confiança para realizar o Enem, bem como para escolher a minha futura profissão. A interação com os acadêmicos do UNIDEP, que atuaram como nossos professores, foi muito importante e inspiradora”, salienta.

O aluno do curso de Medicina, Lucas Oliveira de Andrade, conta que ser tutor do Estrelar foi uma experiência importante na sua trajetória acadêmica. “Foi incrível, me vi nos alunos, em muitos momentos, e pude compartilhar a minha vivência de estudante, criando laços e amizades”, frisa.

Já Fabiane Grike, acadêmica do curso de Psicologia, destaca o caráter solidário da iniciativa. “Vivenciar a dedicação e os olhos brilhando dos estudantes foi uma experiência regada a muita gratidão. Vê-los evoluir, a cada aula, foi gratificante, principalmente porque foi algo solidário e que saiu do coração de cada acadêmico tutor”, completa.

Primeira turma

Iniciada em agosto, a primeira turma do Estrelar contou com a parceria da Maestro Educação, que forneceu o acesso à sua plataforma de ensino, e também do Núcleo Regional de Educação (NRE). As aulas foram ministradas de forma voluntária por acadêmicos do UNIDEP, estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda, com apoio e supervisão de docentes da IES, bem como do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped).

------------

Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo