O Naped reuniu professores e colaboradores para sensibilizá-los sobre a importância da cultura voltada ao desenvolvimento docente e ao engajamento em prol da aprendizagem ativa e significativa
8/3/2023
Compartilhe
Nesta terça-feira (07/03), o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) reuniu professores e colaboradores do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) para celebrar a trajetória do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (Gepmat) e do Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Identidade Docente (Gedai). O momento também contou com a participação das Reitorias, e sensibilizou os participantes sobre a importância da construção coletiva de uma cultura em prol do desenvolvimento docente e da aprendizagem ativa.
Com quatro anos de atuação, o Gepmat une o caráter prático – estimulando o uso de metodologias ativas da aprendizagem por parte do corpo docente do UNIDEP –, à produção de pesquisas desencadeadas a partir de experiências obtidas dentro e fora da sala de aula. Como resultado, juntamente com o Gedai, conduziu a publicação das duas edições do livro Constelações, uma produção do UNIDEP.
“O Grupo dá apoio e suporte para que o professor possa ter segurança pedagógica e metodológica. Também caracteriza-se enquanto um grupo de pesquisas, que busca produções qualificadas, enriquece a bagagem docente, potencializa o processo de aprendizagem dos alunos e fortalece a atuação do professor, que realiza sua função docente em consonância com a sua atuação profissional”, destacou a coordenadora do Naped, professora Ma. Graziela Scopel, que também coordena o Gepmat.
A coordenadora-adjunta do Naped, professora Ma. Kelly Cristina Zavadski, responsável pela coordenação do Gedai, celebra os dois anos do Grupo que promove estudos sobre diversos temas e conceitos ligados à aprendizagem e ao desenvolvimento humano. “O nosso fortalecimento é um grande desafio, especialmente para seguirmos tendo consistência dentro da cultura do UNIDEP, ganhando uma dimensão cada vez maior entre os nossos docentes, nas mais diversas áreas do conhecimento”, frisou.
Na ocasião, o Naped preparou um quebra-cabeça temático, para representar os diferentes papéis e funções exercidas dentro de grupos de estudos. O momento veio ao encontro do depoimento compartilhado pela professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Ma. Poliana Martins: “estar no Gepmat contribui na minha atuação docente, desde o momento da elaboração do plano de ensino, até o planejando das aulas. Seja em momentos teóricos ou práticos, as metodologias ativas tornam as aulas atrativas e dinâmicas, envolvendo os alunos no processo de ensino-aprendizagem”, disse.
A pró-reitora de Graduação, professora Carla Maria Ruedell, destacou a importância do Gepmat e do Gedai. “São grupos coesos é que persistem na caminhada em prol de construir e compartilhar conhecimentos. Aceitamos e aprendermos com a experiência do outro, o que é fantástico. Fazer parte de um grupo de estudos é pertencer a um movimento de desenvolvimento constante. Enquanto Instituição, é nosso dever e compromisso subsidiar esse tipo de experiência aos nossos docentes”, salientou. A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, Marielle Sandalovski Santos, também esteve presente.
Convite
Os primeiros encontros do ano letivo de 2023 para ambos os Grupos já têm datas definidas: na próxima terça-feira (14/03), às 18h, na Sala Inspiração, acontece o encontro do Gepmat. No dia 21 de março, também às 18h, na Sala Inspiração, será a vez do Gedai dar início às suas atividades. Professores e colaboradores do UNIDEP estão convidados a fazer parte.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]