O Naped reuniu professores e colaboradores para celebrar um novo ano letivo para os grupos de estudos Gepmat e Gedai
6/3/2024
Compartilhe
Nesta terça-feira (05/03), o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) reuniu professores e colaboradores do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) para marcar o início de um novo ano letivo para o Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (Gepmat) e para o Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Identidade Docente (Gedai). O momento também contou com a participação da Pró-Reitoria de Graduação, e sensibilizou os participantes sobre a importância da cultura da formação continuada, em prol do desenvolvimento docente e da aprendizagem ativa.
Com cinco anos de atuação, o Gepmat une o caráter prático – estimulando o uso de metodologias ativas da aprendizagem por parte do corpo docente do UNIDEP –, à produção de pesquisas desencadeadas a partir de experiências obtidas dentro e fora da sala de aula. Como resultado, juntamente com o Gedai, conduziu a publicação das três edições do livro Constelações, uma produção do UNIDEP.
“O Naped também se efetiva como espaço coletivo de reflexão sobre a docência universitária e as questões de ensino. Nesse sentido, o incentivo ao movimento dos nossos dois grupos de estudos é essencial para que os docentes estejam sempre envolvidos em discussões pedagógicas e que reflitam sobre a qualidade da ação docente na educação superior”, destaca a coordenadora do Naped, professora Ma. Graziela Scopel, que também coordena o Gepmat.
A membro do Naped e docente do curso de Psicologia, professora Ma. Kelly Cristina Zavadski, responsável pela coordenação do Gedai, celebra os três anos do Grupo que fomenta a aprendizagem voltada ao desenvolvimento docente. “Os grupos de estudos são momentos ímpares de formação e integração, pois oportunizam trocas de experiências, catarses criativas e formação continuada, pilares para uma docência qualificada”, frisa.
Além de dar continuidade aos estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem no Ensino Superior, o Gedai fortalecerá os estudos sobre a identidade docente em 2024. “Assuntos como o papel do professor, comportamentos e relações interpessoais estarão norteando nossas discussões. Isso se dará por meio da metodologia de rodas de conversa, que acontecerão uma vez por mês”, adianta Kelly.
Convite
Os primeiros encontros do ano letivo de 2024 para ambos os Grupos já têm datas definidas: na próxima terça-feira (12/03), às 18h15, na Sala Inspiração, acontece o encontro do Gepmat. No dia 19 de março, também às 18h15, na Sala Inspiração, será a vez do Gedai dar início às suas atividades. Professores e colaboradores do UNIDEP estão convidados a fazer parte.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]